32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Dores de cabeça são os transtornos de saúde mais comuns no mundo

2011-05-04 14:15:00

As dores de cabeça são os transtornos de saúde mais comuns em todo o mundo, mas permanecem negligenciadas e subtratadas, de acordo com um estudo das Nações Unidas divulgado ontem (03/05).

Por isso, elas exigem mais atenção para a conscientização e um investimento maior para tratar o problema com eficiência.

O Atlas dos Transtornos e Recursos da Cefaleia no Mundo 2011, da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostra que as cefaleias, inclusive a enxaqueca e a cefaleia do tipo tensional, afetaram entre dois e três quartos dos adultos de 18 a 65 anos no ano passado.

Apenas uma minoria das pessoas com cefaleia no mundo é diagnosticada e entre 10% e 40% das dores de cabeça são relacionadas ao uso excessivo de medicamentos, de acordo com o estudo.

Grande parte das pessoas não tem acesso a medicamentos adequados para o tratamento da dor de cabeça, provavelmente devido ao reembolso limitado pelos planos de saúde.

O estudo apontou que os custos financeiros das dores de cabeça para a sociedade através da perda de produtividade é enorme – muito maior do que a despesa com cuidados para a cefaleia em qualquer país.

“O tratamento para dor de cabeça deve ser melhorado e uma maior educação é necessária em vários níveis para que isto seja alcançado”, diz a OMS no estudo.

“Mais importante, os médicos necessitam de um melhor conhecimento de como diagnosticar e tratar o pequeno número de cefaleias que contribuem substancialmente para os problemas de saúde pública.”

O estudo aponta que, dados os elevados custos indiretos das dores de cabeça, um maior investimento nos cuidados de saúde que tratam da cefaleia de forma eficaz, através de serviços de saúde bem organizados e apoiados pela educação, pode fazer bem à economia global.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete