21.8 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

A importancia do brincar no desenvolvimento da criança

2011-05-03 16:48:00

O que é a brincadeira na vida criança?
 

Você acha que ela é importante em todas as áreas do desenvolvimento do seu filho?

Para os adultos pode parecer que é algo sem objetivo, mas se engana quem pensa assim.

Para nós a brincadeira pode ser considerada como algo livre, sem seriedade, que nos gera prazer, porém, uma reflexão sobre o ato de brincar nos leva a crer que é uma atividade muito séria pra criança. Elas vivem num mundo de fantasia, de encantamento, onde realidade e faz de conta se confundem.

Sabe qual é o primeiro brinquedo da criança? é o seu próprio corpo. Em seguida passa a explorar o mundo que a cerca. Com as brincadeiras a criança entra em contato com o mundo, adquire hábitos.

Brincar não é ficar sem fazer nada, como pensam os adultos. O ato de brincar para a criança tem um caráter sério, porque é o seu trabalho, atividade na qual ela desenvolve talentos naturais, descobre papéis sociais, limites, experimenta novas habilidades, forma um novo conceito de si mesma, aprende a viver e avança para novas etapas de domínio do mundo que a cerca. A criança se empenha durante a brincadeira.

Ao observarmos uma criança brincando de casinha, de construtor de dar aula, percebemos o quanto ela está levando a sério, se incorporando ao papel.

O brincar é o trabalho da criança e é por meio de suas conquistas no jogo, que ela afirma seu ser, proclama seu poder e sua autonomia, explora o mundo, faz pequenos ensaios, compreende e assimila gradativamente regras e padrões, absorve esse mundo em doses pequenas e toleráveis.

Dessa forma, nenhuma criança brinca só pra passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a criança determina sua atividade lúdica; brincar é sua linguagem secreta, que deve ser respeitada mesmo quando for difícil apreender o seu sentido.

DICAS IMPORTANTES: Para que seu filho se desenvolva melhor, dedique todos os dias, um pouco do seu tempo só para a criança, um momento que seja só dela e de mais ninguém, pare tudo o que estiver fazendo e brinque com ela, entre no mundo de fantasia da sua criança, os resultados serão os melhores possíveis, tanto para a inteligência, quanto para um amadurecimento emocional saudável.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete