32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Cigarro pode matar um bilhão de pessoas neste século, adverte ONU

2011-05-03 15:48:00

Medidas mais bem sucedidas para reduzir a procura pelo cigarro são as que têm sido implementadas em países ricos .

Um bilhão de pessoas pode morrer neste século devido ao fumo ou através da exposição ao fumo, se as taxas atuais de consumo do tabaco forem mantidas, alertou na última segunda-feira (02) o Diretor da Iniciativa Contra o Tabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS), Douglas Bettcher.

Ele previu “um futuro cataclísmico”, a não ser que sejam tomadas medidas sérias para combater o tabagismo, salientando que todas as mortes pelo uso do tabaco são totalmente evitáveis.

“Hoje temos as ferramentas para ajudar a todos”, disse em Moscou (Rússia), onde o controle do tabaco foi o foco de uma das sessões de mesa-redonda da Conferência Ministerial Mundial sobre Doenças Não-transmissíveis.

Bettcher disse ainda que cerca de seis milhões de pessoas morrem todo ano devido ao tabaco, sendo expostas ao fumo direta ou indiretamente, com número de vítimas desproporcionalmente maior em países mais pobres.

“Não é coincidência que as maiores taxas sejam encontradas agora em países de média e baixa renda, onde o acesso aos cuidados de saúde é frequentemente limitado e muitos governos têm sido negligentes quanto à regulamentação da indústria do tabaco”, afirmou.

Ele descreveu um “círculo vicioso da pobreza” que encurrala fumantes incapazes de pagar por tratamento ou mesmo pelos próprios cigarros.

Bettcher disse que as medidas mais bem sucedidas para reduzir a procura pelo cigarro são as que têm sido implementadas em países ricos, tais como o aumento dos preços dos produtos através dos impostos, a proibição total de consumo em lugares públicos, a introdução de grandes advertências ilustradas sobre os produtos e a criação de serviços de apoio a pessoas que tentam parar de fumar.

Participaram da mesa-redonda vários países que tiveram sucesso recentemente na redução da demanda pelo tabaco.

Foi recomendado que, dada a forte ligação entre a pobreza e o tabagismo, o tema do consumo do tabaco torne-se uma prioridade para o desenvolvimento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete