24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pressão alta sem tratamento ataca cérebro e causa cegueira

2011-05-02 10:48:00

Doença sem sintomas diminui expectativa de vida em mais de 15 anos
A pressão alta ainda parece um enigma para muita gente, inclusive para os médicos.

Isso acontece porque a doença só apresenta sintomas quando chega em um nível muito grave, que pode comprometer vários órgãos do corpo.

Ela também não apresenta causa definida em 95% dos pacientes, o que faz os especialistas serem obrigados a focarem na prevenção.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 23,3% da população sofre com a doença, dado que tem aumentado ao longo dos anos e tem preocupados os médicos.

De acordo com Marcus Malachias, presidente da divisão de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pressão alta tem o poder de reduzir em até 16 anos e meio a expectativa de vida do doente.

A hipertensão ocorre quando há uma elevação anormal da pressão, ou seja, quando as paredes das artérias oferecem resistência para a passagem do sangue.

Portanto, o líquido bombeado pelo coração para irrigar os órgãos terá de exercer uma força (pressão) ainda maior contra a parede das artérias.

Esse descompasso se torna perigoso porque carrega com ele sérias complicações à saúde, que podem desencadear um derrame, insuficiência cardíaca e renal e até mesmo cegueira porque atinge as artérias como um todo, explica Frida Plavinik, conselheira da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

A hipertensão estraga as artérias como um todo. Quando a pressão é aumentada, as artérias do cérebro ficam mais enrijecidas, podendo causar um AVC.

E até as artérias da retina sofrem podendo causar uma saída de líquido que faz a pessoa perder a visão em casos agudos.

Fatores como tabagismo, obesidade e sedentarismo aumentam as chances de uma pessoa se tornar hipertensa, independente da idade.

Por isso, os especialistas indicam atividades físicas, boa alimentação, evitando alimentos ricos em sal, e evitar o fumo e bebidas alcoólicas.

A pessoa obesa ou fumante pode ter uma deposição de placas nas artérias coronarianas que vão impedir a oxigenação do músculo cardíaco, provocando o infarto.

Antes disso, ela já terá um músculo cardíaco mais fraco, que perdeu a capacidade de bombear sangue com o tempo, causando assim a insuficiência cardíaca.

Nestes casos, a atividade física ajuda na dilatação dos vasos e contribui naturalmente na perda de peso, diz Frida.

A perda de peso, em especial da barriga, é essencial nesse processo, porque é o tecido gorduroso da região que libera hormônios e substâncias que fazem a pressão subir, orienta a médica.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete