14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mais que gostoso, chocolate previne doenças cardíacas

2011-04-23 22:00:00

A Páscoa se aproxima e com ela o chocolate torna-se o personagem principal. Branco, amargo, ao leite, não importa. O chocolate nesta época é opção de presente em formato de ovos maciços ou ocos, recheados com pequenos brinquedos, bombons ou doces variados. O fato é que seu consumo aumenta significativamente nesta época do ano. Uns dizem não gostar tanto assim, outros adoram. Mas afinal, o chocolate faz bem ou não? 



Conhecido por ser uma substância antifadiga, que combate o cansaço e o desânimo, o chocolate é um alimento calórico que possui efeitos benéficos à saúde. Isso devido aos polifenóis – substâncias antioxidantes e protetoras contra uma série de doenças. 



De acordo com o nutrólogo José Roberto Kater, um tablete de chocolate de 50 gramas tem duas vezes mais polifenóis do que um copo de vinho tinto e tanto quanto uma xícara de chá verde. Os polifenóis contêm cerca de 20 a 45% do peso da fava de cacau e são excelentes antioxidantes'. Para se ter uma ideia, uma xícara de chocolate quente possui atividade antioxidante maior que uma xícara de chá preto, três vezes maior que uma xícara de chá verde e o dobro que um copo de vinho tinto. 



Como antioxidante, o cacau é protetor cardiovascular e agente diminuidor da pressão sanguínea, contribuindo para reduzir a oxidação das proteínas que formam as placas de ateroma que obstruem as artérias e diminuindo a agregação das plaquetas, o que diminui também o risco de formação de coágulos. ‘Mas, um alerta: este fator protetor não acontece se o chocolate for consumido com leite, pois o mesmo prejudica a absorção dos polifenóis', explica o nutrólogo. 



As favas do cacau são compostas de 50 a 57% de gorduras, na sua maioria do tipo saturada, com aproximadamente 35% de ácido esteárico e 25% de ácido palmiticomas. ‘Uma parte das favas é de ácido oléico, monoinsaturado, que é encontrado também no óleo de oliva e tem bons efeitos sobre o sistema cardiovascular. Já o chocolate amargo tem pouco impacto sobre o colesterol', afirma o médico que finaliza: ‘se consumirmos 40 gramas de chocolate preto por dia contendo70% de cacau, estaremos ingerindo uma boa quantidade de polifenóis e com isso proporcionando benefícios à prevenção das doenças cardiovasculares.' Agora é cuidar das calorias e não abusar!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete