19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Coma chocolate na Páscoa e saiba como não engordar

2011-04-16 10:15:00


Ovos, caixas de bombom e coelhos de chocolate, enfim chegou a época mais doce do ano. É quando as prateleiras dos supermercados são tomadas por essa delícia bem típica da Páscoa e não importa onde estamos, tudo que vemos são chocolates: em propagandas, a vizinha vendendo versões caseiras e por aí vai. Tem como resistir? O problema é quem passa o ano inteiro de dieta e acaba abusando da tentação nessa temporada. O resultado são os quilinhos a mais na balança e sua consciência ainda mais pesada. A boa notícia é que é possível passar a Páscoa sem engordar e o melhor, sem deixar de comer chocolate.

O primeiro passo é aprender a consumir a guloseima com moderação. Segundo a nutricionista Luciana Coppini, a regra principal é comer um pouco por dia. Um ovo de 500g, por exemplo, tem cerca de 2500 calorias. Com toda esta energia, ele deve durar, pelo menos, seis dias no armário, se for consumido apenas por uma pessoa. “A quantidade indicada de chocolate para se consumir em um dia varia muito de pessoa para pessoa. Um obeso, por exemplo, deve se restringir a 30g, no máximo. Já uma pessoa com peso considerado normal pode comer um pouco mais. O importante é ter em mente que o grande segredo de quem mantém a forma é a moderação e isso vale para todos os alimentos”, acrescenta.

Outra dica que vem da nutróloga Daniela Hueb é que quem não abre mão dos ovos de páscoa, deve compensar as calorias do chocolate em outras refeições. O ideal é dar prioridade a alimentos à base de proteínas, verduras e algumas frutas e evitar o consumo de farinha branca e carboidratos em geral.

Coppini ainda recomenda o consumo de frutas in natura ou secas antes de comer chocolate. “As fibras presentes nas frutas ajudam a diminuir a compulsão pelos doces porque trazem a sensação de saciedade. Fazer exercícios físicos também ajuda a diminuir a compulsão, além de gastar calorias”, complementa a especialista.

Como escolher o chocolate “mais amigo da balança”?

É importante saber que para a manutenção da forma física, a escolha do chocolate é de extrema importância. “Os chocolates brancos e recheados são as piores opções porque possuem mais gorduras e mais calorias do que as versões ao leite e sem recheios”, afirma Luciana Coppini.

Também tem as versões diet para diabéticos que não podem ingerir excesso de açúcar. Mas isso não significa que esse tipo de chocolate não engorda, já que ele possui mais gorduras do que o normal. Já quem prefere optar pela guloseima light deve ter consciência que ele também é calórico e deve ser consumido com moderação.

Os mais indicados, segundo a nutricionista são os chocolates amargo e meio amargo, com 60% ou mais de cacau na fórmula. “Hoje se sabe que estes chocolates são ótimas fontes de antioxidantes, benéficos para combater os radicais livres”, explica.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete