31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Obesidade aumenta risco de morte do bebê antes e depois de nascer

2011-04-12 18:35:00

Mulheres que estão obesas no início da gravidez correm risco significativamente maior de seu bebê morrer antes, durante ou até um ano após o nascimento, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Uma das razões para o aumento do risco de morte fetal e infantil em mulheres obesas foi a maior incidência de mortes por pré-eclâmpsia, uma complicação séria na gravidez caracterizada por pressão arterial elevada e proteína na urina.

Mulheres obesas têm ainda mais risco de sofrer de hipertensão ou diabetes durante a gravidez, o que pode prejudicar o desenvolvimento do feto, explica a coautora do estudo Judith Rankin, professora de epidemiologia materna e perinatal da Universidade de Newcastle.

– Compreender os riscos associados à obesidade é útil para os profissionais de saúde no atendimento a mulheres grávidas para que o monitoramento possa ser feito corretamente.

Os pesquisadores da Universidade de Newcastle estudaram 40.932 partos, em cinco maternidades no norte da Inglaterra, entre os anos de 2003 a 2005. Eles descobriram que as mulheres que eram obesas no início da gravidez tiveram quase o dobro do risco de o bebê morrer dentro do útero ou até um ano após o nascimento (mortalidade infantil) do que as mulheres que tinham o considerado peso normal, ou seja, com IMC (índice de massa corporal) entre 18,5 e 24,5 kg/m2.

O estudo estima que haja cerca de mais oito mortes fetais e infantis por mil nascimentos entre mulheres obesas do que entre as mulheres de peso normal. O risco total entre as mulheres obesas foi de 16 em cada 1.000 nascimentos (1,6%) em comparação com cerca de 9.000 mil nascimentos (0,9%) em mulheres com peso normal. As mulheres obesas foram classificadas como tendo um IMC de 30 kg/m2 ou mais, explica Ruth Bell, diretora adjunta da Maternidade Regional Survey Office.

– É importante lembrar que a maioria das mulheres no Reino Unido terá um bebê saudável, independentemente do seu peso no início da gravidez. O que é fundamental é que as mulheres devam ser ajudadas a alcançar um peso saudável antes de engravidar ou após o nascimento do bebê.

Para Bell, “as mulheres não devem tentar perder peso durante a gravidez, mas devem garantir uma dieta saudável e equilibrada antes, durante e depois".


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete