26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Medidas de prevenção reduziram em 40% casos de dengue, diz Saúde

2011-04-01 13:48:00

As medidas de prevenção contra a dengue adotadas desde o início do ano pelo governo reduziram em quase 40% o número de casos da doença no País.

Foi o que afirmou nesta quinta-feira (31) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, depois de participar de um encontro sobre atenção médica em desastres.

"Desde janeiro, nós alertamos os estados que tinham risco de epidemia. Encurtamos o prazo de notificação, para saber o número de casos graves e de óbitos”, disse.

O último balanço divulgado pelo ministério aponta que, até o dia 26 de fevereiro, foram notificados 155.613 casos em todo o País, 37% menos do que o verificado no mesmo período de 2010.

Sobre o Rio de Janeiro, onde o número de casos aumentou 17% de fevereiro para março, com um total de 6.189 doentes, o ministro disse que o sistema de saúde está se preparando para o enfrentamento da doença em todo o estado.

“O Rio de Janeiro está ampliando salas de hidratação, de atenção. Capacitou as unidades de urgência para que os casos que apareçam sejam imediatamente tratados para a gente reduzir o número de óbitos”, destacou.

Desde o início do ano, foram notificados 31.412 casos suspeitos de dengue em todo o estado do Rio.

O ministro ressaltou ainda a importância da mobilização da população no combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue.

Padilha lembrou que esses pontos, em geral, estão dentro das residências. “Esse é um mosquito que se adapta muito ao dia a dia dos seres humanos”, alertou.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete