24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Navegar na internet antes de dormir pode causar distúrbios do sono

2011-03-29 18:35:00

Capacidade de concentração, memória e aprendizagem estão entre as funções comprometidas pela utilização de aparelhos em horários impróprios.

A ampla utilização de aparelhos eletrônicos por parte da população tem motivado algumas pesquisas sobre os possíveis impactos que a super exposição a esses aparelhos pode Causar à saúde humana.

A preocupação é corroborada pelo artigo publicado em, Arquivos Neuro-Psiquiatria (vol.68 nº.5), o qual constatou que o hábito de navegar na internet antes de dormir é responsável pela ocorrência de distúrbios do sono entre jovens universitários.

A pesquisa, realizada com mais de 700 estudantes com idade entre 17 e 25 anos, avaliou a relação entre a qualidade do sono e tempo gasto com computadores e televisores.

Os resultados demonstraram que dentre os universitários com hábito de navegar na internet antes de dormir, cerca de 75% apresentaram alterações no padrão do sono. Dados que não se repetiram entre os telespectadores noturnos de TV.

De acordo com o estudo, os horários que vão das 19h às 21h e das 19h às 24h são os que mais riscos oferecem para que o chamado sono ruim.

O referido estudo teve como base os resultados de pesquisas anteriores que demonstram que a realização de tarefas mentais antes de dormir pode reduzir a duração de importantes etapas do sono.

Causas
Evidências científicas apontam para o fato de que o hábito de assistir à TV ou navegar na internet durante a noite prejudica o padrão do sono devido à luz que esses aparelhos projetam sobre a visão.

E o grande vilão, nesse caso, é o monitor de computador, cuja fonte luminosa é direcionada diretamente nas proximidades da retina, que devido a esse estímulo passa a transmitir sinais elétricos ao hipotálamo, alterando seu mecanismo de ação.

Além de controlar as glândulas do corpo, o hipotálamo contém um pequeno núcleo que abriga o relógio biológico, que é essencial para a regulação dos estados de vigília, dos ciclos de sono e dos batimentos cardíacos. Uma vez alterado, todas as atividades que dependem de seu comando ficam alteradas.

Conforme varia a força e do tempo em que a luz emita pelos aparelhos eletrônicos é projetada sobre a retina, também pode ocorrer a interrupção da liberação normal de melatonina (neuro-hormônio produzido pela glândula pineal, que controla o sono).

Toda essa alteração, que podem afetar drasticamente o desempenho do organismo, é especialmente prejudicial para público alvo do estudo, jovens licenciados e profissionais submetidos à formação acadêmica.

O modo como os computadores são utilizados também representa um importante diferencial da forma como esses dispositivos afetam a qualidade do sono dos estudantes. Ao assistir à TV, por exemplo, os telespectadores tendem a se sentar ou deitar em uma posição confortável, a uma distância de três metros da tela, mudando de canal com um controle remoto.

Diante do monitor de um computador, por outro lado, os internautas permanecem entre cinquenta e setenta centímetros de distância da tela e interagem de forma mais ativa com o aparelho, envolvendo ambas as faculdades físicas e mentais.

Importância do sono
Além atuar na restauração das energias gastas durante o dia, o sono é responsável pela capacidade de concentração e de memorização, bem como pelos processos de aprendizagem.

“Ao nosso conhecimento, existem apenas sete estudos publicados em todo o mundo que investigam o impacto do uso do computador no padrão do sono.

“Todos estes estudos, com exceção de um, descobriram que o uso noturno do aparelho está diretamente ligado aos padrões de sono perturbado”, afirmam os pesquisadores.

Para os pesquisadores a interatividade ininterrupta dos estudantes com o computador é o fato determinante para explicar porque o estudo também não constatou uma percepção significativa do sono de má qualidade entre os universitários que assistem TV antes de dormir.

“Embora estudos anteriores mostrem que ver televisão por três ou mais horas consecutivas contribui para um sono ruim, nossa pesquisa não comprovou tal fato”, concluem.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete