19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Desenvolvimento de vacinas está se modernizando no mundo

2011-03-28 16:48:00

A erradicação da varíola é considerada por muitos estudiosos a maior conquista da saúde pública mundial. E o grande responsável por isso foi a vacina contra a doença. No artigo “Atualização em vacinas, imunizações e inovação tecnológica”, pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos de Bio-Manguinhos do Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dizem que o binômio vacinas e imunizações continua a demonstrar alto desempenho na prevenção e no controle de outras doenças imunopreveníveis.

“As novas iniciativas globais em vacinação, como a Global Alliance for Vaccine and Immunization (Gavi), criada pela OMS, Unicef e Banco Mundial, vêm possibilitando a introdução de novas vacinas e salvando vidas de milhares de crianças nos países mais pobres do mundo”, dizem Akira Homma e colegas no artigo que foi publicado mês passado na revista Ciência & Saúde Coletiva.

No Brasil, os especialistas destacam o Programa Nacional de Imunizações (PNI), “considerado como um dos mais completos dentre os países em desenvolvimento”, que vem sendo fortalecido com a incorporação de novas vacinas no seu calendário de imunizações, como a vacina contra rotavírus, pneumococos conjugada, meningite meningocócica do sorogrupo C conjugada, além do H1N1 para as populações de maior risco.

“O país está se fortalecendo, criando marcos reguladores e financiando projetos de inovação tecnológica e modernização da infraestrutura de produção”, acrescentam. Um exemplo citado pelo artigo é o Programa de Desenvolvimento Tecnológico de Insumos em Saúde (PDTIS), criado em 2002 pela Fiocruz.

Segundo eles, esse fortalecimento do setor acontece em todo o mundo motivado pelo advento da biotecnologia moderna e o desenvolvimento de vacinas derivadas de tecnologia DNA recombinante e outras abordagens tecnológicas. “Esses fatores abriram perspectivas e possibilidades econômicas, motivando laboratórios multinacionais a fazerem grandes investimentos em inovação tecnológica de vacinas”, dizem.


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete