29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Adolescentes entre 11 e 17 anos, em torno de 30% sofrem de dores nas costas

2011-03-23 10:48:00

Num universo de adolescentes entre 11 e 17 anos, em torno de 30% sofrem de dores nas costas, alerta o fisioterapeuta Gustavo Eijii Ueno Anami. A vilã pode ser a mochila pesada que o estudante carrega todos os dia. “No passado, apenas adultos se queixavam de dores nas costas. Atualmente, crianças com essa reclamação são freqüente nos consultórios”, observa. Segundo o profissional, as alterações posturais mais comuns são cifose ou corcunda, hiperlordose (aumento da curvatura da parte baixa da coluna) e escoliose (curvatura lateral da coluna) que provoca desalinhamento na linha dos ombros e quadril.

Existem várias explicações para estas dores de coluna. O estilo de vida decorrente da vida moderna é o principal responsável. “As crianças estão adquirindo os mesmos maus hábitos dos adultos. Estão mais sedentárias, ficam horas sentadas na frente da televisão ou computador, quase sempre com postura errada, além de carregarem mochilas com excesso de peso”, diz. O fisioterapeuta orienta que o peso adequado transportado em uma mochila é de no máximo 10% do peso corporal da criança. O ideal é retirar todo material desnecessário antes da criança ir para a escola. Uma dica é trocar aqueles cadernos pesado de várias matérias por um para cada matéria e só levar o que será usado no dia da aula.

Usar mochilas apoiadas apenas em um ombro também pode causar escoliose. O apoio deve ser distribuído dos dois lados, as alças não podem ficar desreguladas e deve-se manter o mesmo comprimento entre elas. Deve-se optar por mochilas com alças largas para melhor equilíbrio. As mochilas com rodinhas também podem prejudicar a postura. O ideal é que a alça do carrinho esteja ao alcance da mão, mantendo os ombros na mesma altura de forma que não provoquem um desalinhamento e desequilíbrio do corpo.

Dores nas costas é o mal do século, que afeta pessoas de todas as idades e profissões, cerca de 80% da população. Alguns tratamentos e exercícios indicados são: fisioterapia ortopédica e postural, hidroginástica devido a redução do impacto, natação, hidroterapia, RPG, ‘uiropraxia, pilates, acupuntura para controle da dor e musculação bem orientado pelo profissional de Educação Física.

“Os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento de seu filho. É nessa fase que problemas futuros podem ser evitados. Incentive e pratique exercícios com seus filhos”, orienta Gustavo Eiji Ueno Anami, fisioterapeuta graduado pela Universidade Norte do Paraná, especialista em acupuntura, formado em quiropraxia, isostreching, microfisioterapia, hidroterapia.

SERVIÇO
Fisioterapeuta Gustavo Eiji Ueno Anami Clinica Reabilitar Unidade 1 e 2. Contato [email protected] ou pelo telefone 34213703

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete