22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Doenças não contagiosas devem ser combatidas com prevenção, diz OMS

2011-03-02 17:35:00

Em palestra pronunciada na abertura do Fórum Global de Doenças Não Comunicáveis, ocorrido em Genebra (Suíça) mês passado, a médica Margaret Chan, diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a prevenção é de fato também a melhor forma de evitar o surgimento das doenças não transmissíveis.

Ela lamentou, entretanto, que os países em desenvolvimento sejam aqueles que enfrentam as maiores dificuldades para poder lidar com estes tipos de patologias, outrora mais frequentes nos países ricos.

"Este é um grande problema que parece destinado a se tornar maior", diz o texto creditado ao pronunciamento de Chan e disponibilizado no site da OMS.

Segundo ela, "doenças não comunicáveis, consideradas companheiras em longo tempo de sociedades abastadas, mudaram de endereço.

Doença cardiovascular, câncer, diabetes, doenças respiratórias crônicas e transtornos mentais atualmente impõem seu peso a países pouco e médio desenvolvidos. Doenças antes associadas à abundância concentram-se pesadamente agora em grupos pobres e em desvantagem econômica".

Ao afirmar que hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes são problemas que podem ser controlados, ela alerta para a necessidade de os diversos atores sociais e políticos envolvidos nesta agenda se darem conta do contexto que produz a realidade atual.

"A asma pode ser controlada, o câncer pode ser tratado, por vezes curado e a dor do câncer pode ser aliviada, de forma barata e eficaz, em praticamente todos os pacientes", esclareceu, questionando por que esta não pode ser a realidade predominante de forma geral.(Saúde em Movimento/Notisa)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete