23.5 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Excesso de barulho no carnaval pode provocar problemas auditivos

2011-03-02 15:48:00

Especialistas da Sociedade Brasileira de Otologia dão dicas de como curtir a festa sem comprometer a saúde dos ouvidos
O carnaval está chegando, mas toda a animação desta data esconde um sério risco à saúde: os problemas auditivos causados pelo ruído das caixas de som superpotentes de escolas de samba e trios elétricos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), o ouvido humano suporta até 85 decibéis, mas o som dos equipamentos utilizados durante o carnaval pode ultrapassar os 120 decibéis.

“Neste nível de intensidade sonora, o ouvido pode suportar apenas alguns minutos”, alerta o Dr. Marcelo Hueb, otorrinolaringologista da SBO.

De maneira geral, o sistema auditivo humano tolera em média sons de até 85 decibéis por um tempo de até 8 horas. Se o som aumenta para 90 decibéis, este tempo de exposição segura cai para 4 horas.

Quando atinge 100 decibéis, a tolerância cai para apenas uma hora, e assim por diante.

Isto significa que acima do tempo máximo de exposição para cada intensidade sonora, ocorrerão danos aos ouvidos, e as consequências podem ser as perdas auditivas definitivas e o desconfortável zumbido.

“A exposição prolongada e contínua a sons de alta intensidade, em ambientes fechados ou muito próximos à fonte sonora, e em pessoas com baixa resistência (provocada por noites mal dormidas, excessos de ingestão de bebidas alcoólicas e desgastes físicos), são fatores agravantes que podem levar a danos permanentes ao sistema auditivo”, explica o especialista.

Estas exposições acima do limite suportado podem acarretar em lesões ao ouvido muitas vezes irreversíveis.

Os sintomas de problemas de audição são diversos, como explica o otorrinolaringologista da SBO, Dr. Ektor Onishi: “Sensação de pressão nos ouvidos, zumbido e dificuldade para ouvir podem sugerir abuso do folião.

O tempo de exposição e a sensibilidade individual são fatores que influenciam neste resultado”.

Alguns estudos mostram ainda que a poluição sonora constitui um dos agentes mais nocivos à saúde humana, causando além dos problemas citados, distúrbios do labirinto, ansiedade, nervosismo, hipertensão arterial, gastrites, úlceras e até impotência sexual.

A fim de alertar a população mostrando a importância dos cuidados com a audição, a Sociedade Brasileira de Otologia lança este ano a 8ª edição da Campanha Nacional da Saúde Auditiva, que tem como objetivo educar sobre a preservação deste sentido tão importante que é a audição.

“Não queremos convencer as pessoas para que não brinquem no carnaval, desejamos apenas alertá-las para algumas coisas que parecem sem importância, como a altura do som, mas que podem acarretar consequências desastrosas para sua vida”, alerta o Dr. Ektor.

Para curtir a festa sem comprometer a saúde auditiva, é preciso ter cuidado e saber se proteger.

“Como conselhos aos foliões, ficam as orientações de não ficar muito próximo à fonte sonora, dar descansos de 20 minutos a cada hora de música alta, hidratar-se bem e se sentirem qualquer alteração na audição ou a presença de zumbidos, procurarem orientação do médico otorrinolaringologista imediatamente”, indica o Dr. Marcelo Hueb.

Para mais informações., acesse o site da Campanha: www.saudeauditiva.org.br/novo_site (Sintonia / Consumidor RS)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete