33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amambai teve poucos casos confirmados de dengue

2011-02-16 11:18:00

Raquel Fernandes

Amambai está fora da lista dos municípios que registraram o maior número de casos confirmados da dengue. De acordo com o boletim de monitoramento da dengue, divulgado na segunda-feira, 14, pela Vigilância Epidemiológica Municipal, neste ano foram notificados 27 casos e confirmados apenas dois da doença em Amambai.

Segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de MS (SES), em todo o Estado foram notificados 1.959 casos de dengue e confirmados 76. Os 19 municípios com maior incidência do mosquito da dengue são: Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Ivinhema, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.

O secretário municipal de Saúde, Ednor Bampi, explica que ao ser confirmado um caso de dengue, a equipe do Controle de Vetores trabalha no local para evitar a reprodução do mosquito. “É realizado o controle mecânico, que é a destruição dos criadouros e a pulverização em toda a região ao redor da residência aonde foi detectada a ocorrência da dengue”, explica o secretário.

Ednor conta que Amambai é o único município da região a realizar o teste dos casos notificados com mais rapidez. “Em outros municípios, o resultado do teste demora alguns dias para sair. Aqui, no mesmo dia já podemos confirmar se o caso notificado é dengue ou não e isso facilita as ações de controle.”

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Katiane Moreira, os dois casos de dengue foram encontrados em moradores das Vilas Crepúsculo e Martins.

Doença

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 % da ocorrência dos casos de dengue concentram-se no período entre janeiro e maio.
A melhor forma de combater a doença é evitar que o mosquito transmissor se reproduza, ou seja, evitar o acúmulo de água parada em pneus, latas, garrafas, entre outros recipientes, pois a água parada é o local favorável para a reprodução do mosquito.

O secretário de Saúde de Amambai alerta para que todos os moradores evitem a formação dos criadouros, principalmente nesta época, de chuvas frequentes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete