27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ministro quer priorizar adolescentes e jovens na luta contra a aids

2011-02-10 14:15:00

Para ele, as novas gerações precisam ser alertadas sobre o risco da doença já que não conviveram com a epidemia da década de 1980 .

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quer que adolescentes e jovens sejam foco prioritário no trabalho preventivo da aids.

Para ele, por não terem acompanhado a explosão da aids no mundo,na década de 1980, eles não têm noção do que representa a doença.

“Eles não conviveram com todo o esforço para o rompimento do preconceito, todo o esforço tecnológico e científico para novas práticas médicas, novos equipamentos de saúde, o esforço ético do acolhimento ao usuário, do acolhimento das pessoas que viviam com HIV naquele momento", explica.

Padilha participou na terça-feira da primeira reunião de 2011 da Comissão Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais (Cnaids).

A comissão reúne representantes da sociedade civil, da comunidade científica e acadêmica e de gestores estaduais e municipais.

“Acho que a Cnaids pode nos ajudar fortemente a dialogar com essa nova geração, com pessoas que não conviveram com o enfrentamento da luta contra a Aids para que a gente repense as nossas campanhas de prevenção”.

O ministro ressaltou também que fará o que for necessário para dar mais segurança e sustentabilidade aos tratamentos, além de reformular ações de diagnóstico precoce da aids, hepatites, DSTs e especialmente da sífilis.

“O diagnóstico precoce vai ser uma grande prioridade nossa ao longo desses quatro anos”, garantiu.

Ao final do encontro, Padilha lembrou que a presidenta Dilma Rousseff assumiu o compromisso de priorizar o enfrentamento da aids durante a campanha eleitoral.(Ministério da Saúde)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete