27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Azeite ajuda na prevenção do câncer de mama

2011-02-09 12:43:00

Cientistas da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, desenvolveram estudo que sugere que o azeite de oliva extra-virgem pode ser uma arma para prevenir o câncer de mama.

No artigo publicado na revista “Carcinogenes”, os pesquisadores descrevem vários sinais dentro das células tumorais na mama provocada pelo azeite.

Alguns benefícios observados foram a redução da atividade de um gene causador de câncer chamado p21 Ras, mudanças nos mecanismos de sinalização de proteínas específicas, o estímulo da morte das células doentes e a proteção do DNA contra danos.

O estudo é parte de um projeto de 20 anos. Foi realizado com um modelo experimental animal em laboratório, comparando os efeitos do azeite de oliva com o do óleo de milho.

Foi demonstrado que o azeite estava associado com maior incidência de tumores benignos na mama e que ele reduzia a atividade do gene causador do câncer.

Os autores acreditam que uma dieta rica em gorduras está diretamente relacionada com a incidência do câncer. Alguns tipos de gordura, no entanto, parecem proteger contra o avanço dos tumores.

Seria o caso do azeite de oliva, cujo consumo regular é associado com menores incidências de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares.

Após análises para entender os efeitos das gorduras nas células tumorais, identificando genes e os processos associados às propriedades anticancerígenas do azeite de oliva, os pesquisadores anunciaram que a pesquisa passará a observar linhas de células humanas.(Saúde Plena)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete