26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Pais devem ficar atentos para uma rotina alimentar saudável de seus filhos

2011-02-07 09:48:00

Falta de concentração, fadiga, indisposição, sonolência, dificuldade de memorização e irritabilidade são alguns dos sintomas que podem ser decorrentes de uma má alimentação

Durante o período de férias é comum deixarmos os hábitos alimentares saudáveis de lado.

O retorno às aulas é, uma oportunidade para retomar a boa alimentação e para alguns pais pode ser o momento certo para reeducar a rotina alimentar de seus filhos.

Segundo a nutricionista Natalia Lautherbach, da Rede Mundo Verde é comum as cantinas das escolas e faculdades oferecerem opções de lanches rápidos e nada saudáveis.

Além disso, quando há lanchonetes de fast-foods próximas a estes estabelecimentos torna-se mais difícil resistir à tentação.

“O melhor a ser feito é carregar na mochila opções de lanches leves e nutritivos para não correr o risco de se render aos grandes vilões da alimentação” afirma Natalia.

De acordo com a especialista, a falta de concentração, fadiga, indisposição, sonolência, dificuldade de memorização e irritabilidade são alguns dos sintomas que podem ser decorrentes de uma má alimentação.

“Portanto, repense os hábitos de seus filhos e comece a incluir alimentos saudáveis para o intervalo das aulas, isso ajuda a garantir uma boa saúde ao cérebro”, diz.

Para fornecer combustível para o nosso cérebro não podem faltar alimentos ricos em carboidratos e fibras, como por exemplo: cookies integrais barras de cereais, barras de frutas, frutas desidratadas e frutas in natura. Estes alimentos são riquíssimos em nutrientes antioxidantes que combatem os radicais livres, moléculas nocivas às nossas células.

Os cereais integrais, por serem ricos em fibras, fornecem energia de forma lenta e constante, além de zinco (impede o envelhecimento precoce do cérebro) e vitamina B6 (importante para o desempenho cognitivo). Quinua, amaranto, arroz integral, aveia, pão integral e macarrão integral são alguns exemplos.

Outra dica é ter sempre um mix de oleaginosas na bolsa, porque além de serem ricas em gorduras aliadas à saúde do coração, geram saciedade. Castanhas, nozes, amêndoas e pistache acrescidos de damasco seco e uvas passas são um bom exemplo.

É importante incluir nas refeições azeite de oliva extravirgem, óleo de canola e de linhaça, ricos em ácidos graxos insaturados que fazem parte da estrutura das células nervosas e garantem eficácia na troca de informações entre elas, que contribuem para um raciocínio mais rápido.

Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, trans, açúcares e sódio, responsáveis por atrapalhar o desempenho cerebral.

Eles estão presentes, por exemplo, em refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos recheados, balas e salgadinhos.

Mantenha-se bem hidratado, carregando sempre água mineral na mochila e quando possível, opte por suco de uva integral ou suco de frutas naturais, feito na hora e sem adição de conservantes e açúcares.

É de extrema importância fracionar a alimentação em torno de três a seis refeições diárias, se alimentando sempre a cada 3 horas.

Não se esqueça: para ter um estilo de vida saudável e garantir o bom funcionamento de todos os nossos órgãos é fundamental associar uma reeducação alimentar com a prática regular e orientada de atividade física! (www.andi.org.br / Rede Mundo Verde)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete