20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Saiba como evitar pelos encravados e foliculite

2011-02-03 15:48:00

Técnicas de Depilação
O pelo encrava porque o canal por onde ele passa fica obstruído e ele não tem força para romper a camada mais superficial da pele, chamada córnea.

Essa dificuldade para sair se deve à fraqueza causada pela frequência no uso de cera para depilação, que arranca o pelo pela raiz. Entretanto, roupas muito apertadas em qualquer parte do corpo podem favorecer a foliculite.

A inflamação começa quando os folículos pilosos (cavidades na pele onde nascem os pelos) são danificados pelo atrito da roupa, entupimento ou no ato de barbear-se.

Na maioria dos casos de foliculite, estes folículos são danificados e, então, infectados por bactérias. Surgem bolinhas brancas, às vezes avermelhadas, também nos braços, pernas e bumbum.

Pessoas com predisposição ao problema devem evitar roupas justas, como calças jeans, e aquelas feitas com tecidos sintéticos. O tratamento deve ser feito à base de cremes de ação antibacteriana e antifúngica.

Entretanto, é possível reduzir o quadro com esfoliantes, com ácido retinoico ou glicólico na formulação, e peelings superficiais. Segundo a esteticista e massoterapeuta Viviane Esteves, o tratamento não deve ser feito somente durante a crise. É necessário um cuidado de manutenção, ou o problema acaba voltando.

A foliculite é um primeiro estágio para o aparecimento do pelo encravado em si, que geralmente começa como uma bolinha (vermelha ou não). Se não for cuidado, a inflamação pode levar à produção de uma secreção amarelada, que causa dor.

Num estágio avançado, é possível que um cisto se forme: maior, mais dolorido e rígido do que a inflamação. Neste caso, uma drenagem é a melhor solução, mas não garante que ele não volte.

Não é possível evitar foliculite e pelos encravados, mas a esfoliação ajuda a amenizar a predisposição ao quadro. Os esfoliantes corporais com abrasivos e o uso da bucha vegetal, nas regiões de maior incidência, removem células mortas, afinando a pele e facilitando a passagem do pelo.

Além de constante, a esteticista também recomenda que se inicie este tipo de cuidado (bem de leve), 24h logo após a depilação.

"Principalmente quando se utiliza cera, que tende a se acumular nos folículos pilosos, dificultando a passagem dos pelos. Repita o procedimento um dia sim outro não até perceber que todos tenham saído", explica.

Segundo os especialistas, a depilação a laser é uma das melhores soluções para evitar pelos encravados. Como o calor do laser destrói a raiz do pelo, ele não volta a crescer tão rapidamente.

E, quanto menos pelos, menor a probabilidade de encravamento. No caso dos homens, indica-se que se faça a depilação definitiva apenas nos locais da barba em que há mais probabilidade de inflamação, como o pescoço.

Se não for possível investir num procedimento como este, resista à tentação e jamais cutuque um pelo encravado. Além de piorar o quadro, pode levar ao aparecimento de uma cicatriz.

Bons princípios ativos que ajudam a desencravar pelos são: uréia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla e ácido retinóico. Precisam ser receitados por um dermatologista e usados com frequência.(www.minhavida.com.br)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete