23.1 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Remédio contra impotência é o mais falsificado do País

2011-02-02 18:35:00

Os remédios contra impotência são os mais falsificados do País, mostra levantamento feito pelo iG Saúde no banco de dados eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre 2008 e 2010 foram registrados 32 lotes de medicamentos alvos de pirataria em todo País, sendo 19 deles (59,3%) destinados à disfunção erétil (cada lote pode conter milhares de cartelas e caixas dos produtos).

As drogas pirateadas acabam vendidas em farmácias convencionais, pela internet ou em drogarias clandestinas e atendem a uma clientela masculina marcada por dois hábitos nocivos à saúde: o primeiro é a resistência (e a vergonha) em procurar ajuda médica para tratar um problema considerado um dos três grandes inimigos do homem. O segundo, consequência do primeiro, é a automedicação, característica perigosa que favorece o consumo de comprimidos falsificados.

“A origem da impotência pode ser uma doença desconhecida pelo homem, como diabetes ou hipertensão, por exemplo”, afirma Modesto Jacobino, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

“Ao buscar a solução para a disfunção erétil em um camelô, por exemplo, este homem pode ter acesso a uma droga inócua, não eficaz e mascarar ou postergar a convivência com um problema de saúde grave”, completa.

A dimensão do problema foi traçada pela SBU em pesquisa feita com 9 mil homens do País, entrevistados em 22 cidades brasileiras. Os resultados mostram que 50,3% dos participantes afirmaram já ter enfrentado problemas relacionados à impotência sexual. Deste recorte, 22% deles admitiram ter tomado remédios para tentar sanar a dificuldade de ereção, sendo que sete em cada dez fizeram por conta própria, sem avaliação ou indicação clínica.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete