12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Idosos apresentam maior probabilidade de sucesso quando tentam parar de fumar

2011-01-07 15:48:00

O tabagismo é o principal fator de risco de morte modificável no mundo.A influência do tabagismo no idoso ocorre por alterações anatômicas e funcionais de um processo acumulativo.

Tal processo causa: disfunção endotelial (endotélio é o revestimento interno das artérias, o qual produz o óxido nítrico, substância capaz de dilatar os vasos); aumento da adesividade plaquetária (predispondo à formação de trombos ou coágulos sanguíneos); diminuição do HDL-colesterol ("colesterol bom"); e aumento do LDL-colesterol ("colesterol ruim"), entre outras alterações.

Apesar dos malefícios do tabagismo na terceira idade, idosos apresentam maior probabilidade de sucesso quando tentam parar de fumar.

Estudos demonstraram que o efeito negativo do tabagismo perdura no envelhecimento.

Um estudo americano realizado em Chicago, analisou a mortalidade por doença cardiovascular em 2.674 pacientes entre 65-74 anos, e verificou que sua incidência era 52% maior em tabagistas do que em não tabagistas ou ex-tabagistas.

Outro estudo, o Systolic Hypertension in the Elderly Program Study, avaliou pacientes com idade média de 72 anos e constatou aumento significativo de infarto do miocárdio (ataque cardíaco), morte súbita e acidente vascular cerebral (derrame cerebral) em fumantes em comparação a não fumantes.

O estudo Established Populations for Epidemiologic Studies of the Elderly observou, realizado com 7.178 idosos de ambos os sexos (50% acima de 75 anos), demonstrou os resultados benéficos da interrupção do hábito de fumar, mesmo no idoso tabagista de longa data: o risco de mortalidade cardiovascular entre os ex-tabagistas idosos equiparou-se ao risco de mortalidade dos idosos que não fumavam. Esse efeito ocorreu também entre os pacientes acima de 75 anos.

O estudo INTERHEART demonstrou que tabagismo é um fator de risco para infarto do miocárdio entre os idosos, embora com menor risco relativo do que entre os mais jovens.

O “tabagismo passivo” é um importante problema de saúde pública.O tabagista passivo é representado por indivíduo não fumante exposto ao fumo em ambientes fechados.

A exposição a longos períodos de tabagismo passivo aumenta o risco de desenvolver doença arterial coronariana (formação de placas de gordura na parede das artérias do coração).

O pesquisador japonês Kawachi e seus colaboradores seguiram por 10 anos 32 mil mulheres não tabagistas, com idade entre 36-71 anos, e constataram que o risco relativo de desenvolver doença arterial coronariana aumentou para as mulheres expostas ao fumo.

A exposição ocasional ao cigarro aumentou seu risco relativo em 58%, enquanto que a exposição regular aumentou o risco relativo em 91%.

O tabagismo passivo tem sido negligenciado principalmente entre idosos que, não esclarecidos pelo médico, deixam de evitá-lo.

O abandono espontâneo do tabagismo não é fácil nem habitual, dada a dependência física e psíquica.

Por se tratar de um hábito crônico, o idoso está menos propenso a abandonar o tabagismo do que os pacientes mais jovens.

Na maioria das vezes, considera como interferência em seus hábitos, e não como preocupação da equipe de saúde com a melhoria de sua qualidade de vida.

Estudos mostram que os fumantes idosos apresentam menor intenção em abandonar o cigarro se comparados aos jovens; no entanto, apresentam maior probabilidade de sucesso quando tentam parar de fumar.

Com frequência, o sucesso na interrupção é obtido após um evento coronário agudo, como o infarto do miocárdio, agravamento de doença pulmonar obstrutiva crônica, como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar, ou por doença vascular periférica sintomática e limitante (obstruções das artérias das pernas por placas de gordura na parede das artérias).

O aconselhamento médico para a cessação do fumo deve ser firme, com ênfase nos benefícios em curto e médio prazo.

Práticas agressivas relacionadas à suspensão do tabagismo devem ser adotadas.

Evidências mostram eficácia em idosos na utilização do “método dos 4 ‘A’”: Averiguar (ask); Aconselhar (advise); Ajudar (assist); e Acompanhar (arrange follow up).

Diversas abordagens, tais como intervenções por meio de aconselhamento individual realizado por profissionais de saúde, materiais de autoajuda adequados para a faixa etária, utilização de nicotina (adesivos transdérmicos ou goma de mascar) ou emprego de medicamentos específicos (como, por exemplo, a bupropiona, um antidepressivo), vêm se mostrando eficazes no tratamento do tabagismo em idosos.(Sociedade Brasileira de Cardiologia)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete