27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Exercícios diminuem o risco de morte por câncer de próstata em até 60%

2011-01-07 09:48:00

Homens que já sofrem da doença podem impedir seu desenvolvimento
Uma pesquisa feita em associação com a Universidade da Califórnia e a Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, descobriu que homens com câncer de próstata e que tem uma rotina de praticar exercícios físicos têm menos chances de morrer pela doença.

O estudo foi conduzido com mais de 2.700 homens diagnosticados com câncer de próstata, que foram acompanhados durante 18 anos.

Os pacientes foram divididos aleatoriamente em três grupos: o primeiro deveria praticar exercícios vigorosos (mais de 3 horas por semana), o segundo, exercícios moderados (entre 90 minutos e 3 horas por semana), e o terceiro, exercicíos leves (menos de 90 minutos por semana).

Dentre as atividades físicas praticadas estavam caminhada, corrida, ciclismo, natação e trabalhos ao ar livre.

Os resultados mostraram que tanto a atividade moderada quando a vigorosa são benéficas para a saúde em um âmbito geral, não só contra o desenvolvimento do câncer. Aqueles que praticaram exercícios moderados e vigorosos apresentaram um risco 46% menor de morrer de qualquer causa.

Porém, somente a atividade vigorosa foi associada à redução da mortalidade por câncer de próstata. Homens que fizeram a atividade vigorosa tiveram um risco 61% menor de morrer de câncer de próstata.

Os pesquisadores concluíram que os homens podem reduzir o risco de progressão do câncer de próstata após o diagnóstico acrescentando a atividade física a sua rotina diária.

Apostando na prevenção
Quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura, a sobrevida e a qualidade de vida do paciente.

É importante que a população em geral e os profissionais de saúde reconheçam os sinais de alarme para o câncer, como nódulos, febre contínua, feridas que não cicatrizam, indigestão constante e rouquidão crônica.

Os principais sintomas do crescimento da próstata, segundo o urologista Ricardo La Roca, são os de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades no ato de urinar e dor à micção, que podem ocorrer nos casos benignos.

"O câncer de próstata é silencioso, sem sinais evidentes a não ser em estágios mais avançados, quando já está infiltrado em órgãos adjacentes, ou quando suas metástases em ossos, pulmão fígado se manifestam", diz o urologista.

Para fazer o diagnóstico do câncer de próstata de forma precoce é necessário realizar o exame clínico de toque retal associado ao exame que revela a dosagem PSA (sigla de antígeno prostático específico) no sangue.

Estes exames devem ser realizados todos os anos, a partir dos 50 anos.

"Embora a incidência do câncer de próstata não vá diminuir, por estar ligado ao envelhecimento, o diagnóstico na fase inicial pode reduzir significativamente a mortalidade", afirma Ricardo.

Fatores de risco
A idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam, após a idade de 50 anos.

Ricardo afirma que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas metabólicas
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete