24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Caminhada rápida pode garantir alguns anos a mais de vida

2011-01-05 14:48:00

Fazer caminhadas a uma velocidade mais acelerada pode ser a chave para uma vida mais longa. Um estudo analisou a resposta de idosos acima dos 65 anos a esse tipo de exercício. A velocidade média durante uma caminhada entre 34.485 voluntários foi de 0,92m/s. Mas aqueles que mantinham uma marca um passo mais rápido apresentaram uma expectativa de vida maior do que os demais – a quantidade exata de anos ainda não foi definida.

Segundo Stephanie Studenski, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, o aumento na sobrevida do idoso acontece porque a caminhada acelerada exige mais do organismo. É durante esse exercício que o corpo passa a trabalhar – e a exigir – mais dos sistemas respiratório, muscular e esquelético. Com o corpo fortalecido, a pessoa tem uma melhor qualidade de vida e acaba aumentando, por consequência, sua expectativa de vida. Já a marcha lenta, por ser menos exigente, pode acabar danificando órgãos vitais, como pulmão e coração, e diminuindo a longevidade.

A pesquisadora afirma ainda que a descoberta deveria servir de alerta a geriatras, uma vez que pacientes acima dos 65 anos que andam a uma velocidade média de 0,6m/s são fortes candidatos a morrerem mais cedo. O estudo foi publicado no Journal of the American Medical Association.


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete