19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Acesso de idosos ao Programa Farmácia Popular é facilitado

2009-12-19 10:18:00

A partir de agora, as pessoas com 60 anos ou mais que precisam comprar medicamentos oferecidos pelo Programa Farmácia Popular do Brasil e tenham dificuldade para ir aos locais de venda podem pedir a parentes e amigos para adquiri-los.

Para ter acesso aos medicamentos, basta que o paciente envie um representante a qualquer farmácia com selo do Ministério da Saúde, que deverá apresentar uma procuração reconhecida em cartório e a receita médica, além das carteira de identidade e CPF próprio e do paciente.

De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento, a mudança no serviço do Programa Farmácia Popular segue o Estatuto do Idoso. “Há idosos que, muitas vezes, têm dificuldade de se locomover. Ao facilitar o acesso aos medicamentos, humanizamos o atendimento no SUS [Sistema Única de Saúde]. Qualquer parente ou amigo poderá ir às unidades.”

O programa foi criado em 2004 para ampliar o acesso da população aos medicamentos. Hoje, são 8.424 unidades em funcionamento em todo o país. A Farmácia Popular vende 107 itens, que vão desde preservativos masculinos a remédios para hipertensão e diabetes. Os medicamentos são destinados às pessoas que não têm condições financeiras de pagar os preços de mercado dos produtos.

Nas unidades, a população têm acesso aos remédios pelo preço de custo, com redução até 90% em comparação às farmácias e drogarias particulares.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete