18.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

IBGE divulga informações nacionais sobre tabagismo

2009-11-27 11:50:00

Pesquisa sobre o tema é incluída na Pnad 2008, que será apresentada no Dia Nacional de Combate ao Câncer


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, que pela primeira vez trará informações sobre tabagismo, será apresentada nesta sexta-feira, dia 27/11.

Pesquisadores do IBGE visitaram 150 mil residências para recolher dados sociais e econômicos dos brasileiros.

Além de informações sobre renda, escolaridade e consumo, este ano a pesquisa trará um suplemento especial com informações sobre saúde.

O tabagismo mereceu um capítulo em separado a Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), com 91 perguntas, aplicada em 50 mil domicílios no Brasil.

 O questionário é o mesmo aplicado em outros 15 países, como parte do Inquérito Global de Tabagismo (GATS).

Há perguntas dirigidas ao fumante diário, ao fumante ocasional e ao ex-fumante sobre produtos do tabaco que emitem fumaça (cigarro, charuto, cigarrilha) ou não (rapé, fumo de mascar).

O tema abordará ainda as tentativas e os métodos para deixar de fumar, o fumante passivo e a exposição à mídia relacionada ao tabaco.

O Inquérito Global de Tabagismo é coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem apoio financeiro da Iniciativa Bloomberg Global para Redução do Uso do Tabaco. O Brasil foi o primeiro país a incluir o Inquérito dentro de um sistema regular de vigilância e deve realizá-lo a cada cinco anos para avaliar a evolução do tabagismo no país.

Para a implementação do estudo, foi criado um comitê formado por diversas instituições do Ministério da Saúde, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Secretaria de Vigilância em Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Fundação Oswaldo Cruz.

A padronização dos protocolos e questionários aplicados nos 16 países permitirá a comparação da situação do tabagismo em diferentes regiões do mundo.

A pesquisa sobre saúde vai apresentar detalhes como: se as famílias têm plano de saúde, com que frequência fazem uso de medicamentos, como está a saúde das mulheres e quantos brasileiros praticam algum tipo de atividade física. resultado de uma parceria/convênio com o Ministério da Saúde.

A pesquisa básica da Pnad 2008, com 251 perguntas, investiga as características dos domicílios, dos moradores, migração, educação, trabalho e rendimento, trabalho infantil e fecundidade, questionando, por exemplo, o número de cômodos das residências, se há serviços de abastecimento de água, rede de esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, telefonia móvel e convencional, e os bens duráveis (fogão, geladeira, máquina de lavar, computador com acesso à Internet), entre outras informações.

São Paulo é o estado onde foram visitados mais domicílios (17.580), seguido por Minas Gerais (14.154), Bahia (13.874), Rio Grande do Sul (12.324) e Rio de Janeiro (11.841).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete