19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Aspirina não previne ataques cardíacos, diz estudo

2009-11-04 13:36:00

O uso de aspirina para prevenir ataques cardíacos e derrames em pessoas que não apresentam sintomas óbvios de doenças cardiovasculares deveria ser suspenso, dizem pesquisadores britânicos.


Um estudo incluído na publicação médica Drugs and Therapeutics Bulletin (DTB) diz que a droga pode causar sangramentos internos sérios e não previne mortes por doenças cardiovasculares.


O DTB é uma publicação britânica independente que avalia e faz recomendações sobre tratamentos a profissionais de saúde. O estudo recomenda que médicos reavaliem os casos de pacientes que tomam aspirina como preventivo.


Doses baixas de aspirina são comumente recomendadas a pacientes que tiveram ataques cardíacos e derrames para prevenir mais ataques.


Esta abordagem – conhecida como prevenção secundária – é bem estabelecida e tem benefícios confirmados.


Mas estima-se que milhares de pessoas na Grã-Bretanha estejam tomando a aspirina como medida preventiva antes de apresentar qualquer sintoma de problemas cardíacos.


Experimentos Controlados
Entre 2005 e 2008, foram publicadas na Grã-Bretanha quatro recomendações sugerindo que a aspirina deveria ser receitadas como preventivo a pacientes que não apresentavam sintomas de doença cardiovascular.


Entre os pacientes estavam pessoas com idade a partir de 50 anos sofrendo de diabetes do tipo 2 e pressão alta.


Mas segundo o DTB, uma análise recente de seis experimentos envolvendo um total de 95 mil pacientes publicada na revista científica Lancet não apoia o uso rotineiro de aspirina nesses pacientes por causa do risco de sangramentos gastrointestinais e pelo impacto mínimo que a droga tem na diminuição do número de mortes.


O editor do DTB, Ike Ikeanacho, disse: "Os resultados atuais para prevenção primária indicam que os benefícios e os danos da aspirina nesse contexto podem estar mais nivelados do que se pensava, mesmo em indivíduos sob alto risco de sofrer problemas cardiovasculares, incluindo os diabéticos e aqueles com pressão alta".


O presidente do Royal College of General Practitioners, entidade que representa os médicos clínicos-gerais britânicos, disse que a entidade vai endossar as recomendações do DTB.


Uma representante da entidade beneficente britânica British Heart Foundation, June Davison, disse: "É sabido que a aspirina pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames entre pessoas com doenças cardíacas e circulatórias – então esse grupo de pessoas deve continuar a tomar a aspirina como recomendado pelos médicos".


"Entretanto, para aqueles que não têm doenças cardíacas e circulatórias, o risco de sangramentos sérios é maior do que os possíveis benefícios preventivos". "Aconselhamos às pessoas que não tomem aspirina diariamente, a não ser que chequem com o médico". "A melhor maneira de reduzir o seu risco de desenvolver doenças cardíacas é evitar o fumo, seguir uma dieta pobre em gorduras saturadas e rica em frutas e legumes e fazer atividades físicas regularmente".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete