26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Médicos alertam para alta mortalidade materna no estado

2009-08-26 14:30:00

A cada 100 mil partos, 80 mulheres morrem em Mato Grosso do Sul. A alta incidência de mortalidade materna é discutida nesta quarta-feira, em Campo Grande, durante Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a presidente da Sogomat, Maristela Vargas Peixoto, no Brasil, a proporção é de 50 mortes para cada 100 mil nascidos vivos.

Segundo o médico Paulo Saburo Ito, no Estado, as doenças relacionadas à hipertensão são as que mais matam as mulheres após o parto.

Ele explica que o objetivo do encontro, que reúne representantes de 60 municípios, é padronizar e qualificar as condutas de atendimento médico. “O Ministério da Saúde preconiza que o pré-natal tenha seis consultas, mas, como é a qualidade desse atendimento?”, enfatiza.

Ginecologista e obstetra no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, o médico conta que já atendeu gestantes que procuraram atendimento apenas no dia do parto, ou seja, sem nenhuma consulta de pré-natal. Para 2010, o HR terá um setor para atender gravidez de risco.

Desafios – Para Maristela Peixoto, a redução da mortalidade materna depende do enfrentamento tanto da falta de informação quanto da melhoria na qualidade do atendimento. “Não adianta procurar o médico e não ser bem atendida”, salienta a presidente da Sogomat.

O Brasil fez compromisso para reduzir a mortalidade materna até 2015. Atualmente, no cenário mundial o País está melhor apenas que o sul do Saara, Haiti e Uganda.

Na classificação mundial, o Brasil é tido como péssimo, para atingir níveis como Dinamarca, Estados Unidos e França, as mortes não podem ultrapassar 20 casos a cada 100 mil nascidos vivos. A jornada de ginecologia acontece até sábado, no Albano Franco.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete