26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Esgoto de residência é despejado em pré-escola

2009-08-20 08:51:00

Vilson Nascimento

Uma questão de saúde pública está preocupando a direção e os professores da pré-escola municipal, Rachid Saldanha Derzi, situada no centro da cidade em Amambai.

A escola pública, que é uma referência na educação infantil no município, vem sofrendo desde o inicio do ano, com dejetos despejados de um prédio residencial situado ao lado da instituição de ensino.

Os dejetos como água suja e até fezes, segundo a direção da escola, escorrem pela parede do edifício, vindo a cair no pátio da escola, o que provoca além de mau cheiro e risco a saúde dos alunos, crime ambiental, já que a água suja e contaminada escorre pela galeria de coleta da água da chuva da escola e conseguentemente acaba indo parar na galeria de águas pluviais.

De acordo com a direção da escola no início do ano, quando o problema foi detectado, a Vigilância Sanitária do município foi acionada, mas não resolveu problema.

Nessa quarta-feira (19), após serem acionados pela nossa reportagem, técnicos da Vigilância retornaram ao local e prometeram buscar meios para solucionar o problema, notificando os moradores e os proprietários do prédio.

De acordo com a Vigilância Sanitária na época que o setor foi acionado pela primeira vez teria ficado definido que o problema seria resolvido com a aplicação de reboco na parede do prédio por onde o esgoto é expelido, mas segundo a direção da escola, ao realizar avaliação, a Secretaria Municipal de Obras Públicas teria descartado a possibilidade de tal ação já que o edifício é propriedade particular.

Segundo a direção da pré-escola os moradores do apartamento de onde o esgoto é despejado já foram procurados pela escola que pediu a solução do problema, mas nada foi feito e a situação de risco à saúde das crianças continua.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete