24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai realiza ação preventiva de câncer de mama

2009-08-20 07:58:00

A Prefeitura de Amambai continua investindo na saúde da população e aumenta o nível de especialidades e  ações preventivas no município.

O câncer de mama muito comum entre mulheres de mais de 35 anos é o foco de uma nova ação preventiva.

A prefeitura convida para participar do teatro Curumins e Cia de Campo Grande, no dia 01 de setembro às 19 horas sobre câncer de mama de uma maneira irreverente no auditório da SEMED.

Câncer de mama- O câncer me mama é o provavelmente mais temido pelas mulheres, devido a sua alta frequência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Mato Grosso do Sul é a 5ª unidade federada em mortalidade por câncer de mama, e para reverter essa situação seu enfrentamento requer estratégias, de caráter individual e coletivo, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico precoce, o tratamento e a reabilitação.

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a uma casca de laranja. Podem surgir também nódulos palpáveis na axila.

Vale lembrar que os homens também podem ter câncer de mama, mas em uma porcentagem menor.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico das mamas realizado por profissional médico ou enfermeira treinados e a mamografia.

Vale ressaltar que o toque que as próprias mulheres fazem não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.

Segundo os Parâmetros Técnicos Para Programação de Ações de Detecção Precoce do Câncer de Mama, todas as mulheres com idade acima de 35 anos com casos de câncer da mama na família (mãe, irmã e filha) diagnosticados antes dos 50 anos, com câncer de ovário em qualquer idade ou com história de câncer de mama masculino na família devem procurar anualmente atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar a mamografia e o exame clínico feito por profissionais treinados como médicos ou enfermeiros. Todas as mulheres com idade a partir de 40 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Entre 50 e 69 anos, toda mulher deve fazer uma mamografia no mínimo a cada dois anos, além exame clínico anualmente. O INCA recomenda a prática do auto-exame da mama apenas como uma estratégia de autoconhecimento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete