19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Site acusa Amambai de negligenciar sobre gripe suína

2009-08-17 21:15:00

O site Campo Grandenews acusa a Secretaria de Saúde do município de Amambai de agir com negligencia em relação ao vírus H1N1, conhecido como “gripe suína”.
Mesmo sem exames que confirmem a doença, o site afirma que um rapaz que morreu no final de semana em Amambai, morreu de gripe.

Veja a reportagem

Um homem com 28 anos de idade, que apresentava os sintomas da gripe suína, como é conhecida a doença causada pelo vírus H1N1, morreu na noite de sábado em Amambai, a 347 quilômetros de Campo Grande. Apesar da suspeita, por determinação da Secretaria de Saúde, não foi coletado material para confirmar se ele estava com o vírus influenza.

De acordo com o diretor clínico da Casa de Saúde Divina Providência, José Luiz Saldanha Moreira, o funcionário de uma loja de material de construção apresentou os sintomas há uma semana.

Familiares o encaminharam para o hospital na última sexta-feira, com tosse, febre alta e dores no corpo. O quadro era de insuficiência respiratória aguda. Exame de raio-X constatou que ele estava com pneumonia bilateral, nos dois pulmões.

Tuberculose – Após ser medicado, o homem apresentou leve melhora na sexta-feira. No entanto, no sábado, o quadro de saúde piorou e ele acabou falecendo na noite de sábado.

A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada sobre a suspeita do caso da gripe suína. No entanto, o órgão alegou que o Lacen (Laboratório Central) não estava realizando exames e não era necessário coletar material para analisar o vírus H1N1.

O exame para confirmar tuberculose deve sair amanhã. De acordo com Moreira, como foi presidiário, o homem poderia estar com a doença. No entanto, o médico ressaltou que a causa da morte foi a gripe suína. “A TB (tuberculose) não o mataria”, ressaltou.

Sigilo – No velório, o caixão permaneceu lacrado por determinação das autoridades sanitárias. Amigos comentaram que órgãos públicos não divulgaram o caso na imprensa porque ainda não havia sido confirmado.

No entanto, como não houve coleta de material, a Secretaria Municipal de Saúde de Amambai não possui mais condições de confirmar se foi ou não gripe suína.

A revista Veja desta semana cita que 77% dos casos de gripe notificados no Brasil são causados pelo vírus influenza.

O Campo Grande News não conseguiu falar com o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Amambai no início da tarde de hoje.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete