23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Mato Grosso do Sul já registra 22 casos de gripe A

2009-08-14 13:17:00

A gripe suína continua avançando em Mato Grosso do Sul. O levantamento semanal da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado ontem, mostra que o número de casos positivos da doença dobrou em apenas uma semana, saltando de 10 para 22 casos confirmados de H1N1 no Estado.


A maior parte das pessoas infectadas com a doença está em Campo Grande, onde foram confirmados nove casos. Dourados aparece logo em seguida, com seis casos positivos da doença. Outros casos diagnósticos estão nos municípios de Corumbá (3), Mundo Novo (2), Ponta Porã (1) e São Gabriel do Oeste (1).

O número de casos suspeitos da gripe suína também subiu de 35 – na semana passada – para 85. Agora a suspeita de gripe suína se espalha por 17 municípios: Sidrolândia (2), São Gabriel do Oeste (1), Ponta Porã (4), Itaporã (2), Corumbá (2), Campo Grande (50), Bela Vista (3) e Amambai (1), Ladário (6), Mundo Novo (3), Ribas do Rio Pardo (1), Três Lagoas (3), Costa Rica (1), Deodápolis (1), Bataguassu (2) e Anaurilândia (1).
Dourados aparece no levantamento da Secretaria Estadual de Saúde com dois casos suspeitos. No entanto, o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica do município atesta a existência de 11 casos positivos de gripe suína.

Apesar do avanço no número de casos da doença no Estado, MS ainda não registrou nenhum caso de morte provocada pela gripe suína. No entanto, o risco de uma pandemia da doença tem colocado todos os municípios do Estado em alerta.

Diversas escolas já suspenderam às voltas as aulas dos alunos – em férias desde o mês passado – devido ao risco de contaminação. Ontem, a Prefeitura de Ponta Porã anunciou cancelamento do desfile de 7 de Setembro deste ano.

A decisão foi tomada pelos diretores das escolas públicas e particulares, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército e Secretaria Municipal de Saúde.

Dourados

Em Dourados, conforme o boletim divulgado ontem pela chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde, Sílvia Bosso, atualmente, 11 pessoas estão internadas nos hospitais da cidade com suspeita de gripe suína.

Nos últimos dois meses, a vigilância epidemiológica registrou 29 casos suspeitos da doença. Seis foram confirmados, 10 apresentaram resultado negativo, 11 aguardam resultado de exame laboratorial e em dois casos não foi possível fazer a coleta de material para exame.

Os dois casos em que não foi coletado o material são de moradores de Naviraí e Coronel Sapucaia que foram transferidos para Dourados fora do período indicado para a coleta.

Segundo ele, só é possível encontrar o vírus da gripe na secreção nasal entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete