29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saúde diz que não tem suspeita da gripe suína em Amambai

2009-08-01 23:06:00

Vilson Nascimento

A Secretaria Municipal de Saúde informou na quinta-feira (30) que não existe nenhuma notificação em curso e nenhum caso suspeito de contaminação pelo vírus H1N1, a “gripe suína”, em Amambai.

De acordo com a Secretaria à um equivoco na nota emitida pela Secretaria de Saúde do Estado onde aponta que Mato Grosso do Sul teria 35 casos suspeitos da doença, dois deles na cidade de Amambai.

“De fato há uma semana tivemos dois casos suspeitos, uma mulher e seu filho, residentes na Vila Monte Cristo, mas todos os exames realizados em laboratórios fora do município deram negativos para a doença. Hoje não temos nenhum registro de novos casos suspeitos, pelo menos de conhecimento da Secretaria ou do Hospital Regional, por onde passa a grande maioria das pessoas que adoecem em nosso município”, disse o secretário de saúde de Amambai, Ednor Bampi.

Amambai está preparada, diz secretário

De acordo com o secretário municipal de saúde, Ednor Bampi, apesar de não ter nenhum caso registrado, Amambai está preparada para enfrentar a gripe suína.

“Nossos agentes de saúde estão atuando na prevenção e nossa vigilância epidemiológica está atenta e atuando em ações preventivas. Nos dois casos suspeitos que tivemos cujos exames laboratoriais deram negativos para a doença, o setor de vigilância atuou efetivamente, isolando áreas e acompanhando as pessoas que tiveram contato com as pessoas suspeitas de contraírem a doença. Nós estamos atentos e preparados para agir, caso novos casos suspeitos venham a surgir”, disse Ednor.

Tecnologia de ponta contra a doença

Apesar de não haver nenhum caso da doença no município, a Secretaria de Saúde está atuando com tecnologia de ponta para combater o possível surgimento da gripe suína em Amambai.

Segundo o secretário de saúde, Ednor Bampi, nessa quinta-feira Amambai recebeu um kit de coleta, aparelho com capacidade de realizar seis diagnósticos, que em apenas oito horas é capaz de diagnosticar se a pessoa é ou não portadora do vírus H1N1 e duas doses (duas cartelas com 10 comprimidos cada) do medicamento Tamiflu, indicado para o combate da gripe suína em pessoas que contraíram o vírus.

“O Ministério da Saúde disponibilizou apenas mil doses desse medicamento para todo o Brasil. Aqui para Amambai conseguimos duas doses que está a nossa disposição para tratar possíveis vítimas da doença”, disse o secretário de saúde ao informar que os dois casos suspeitos da doença em Amambai divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado se referem aos dois casos cujos exames laboratoriais deram negativos para a doença. “Na época informamos o Estado sobre a suspeita”, informou Ednor.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete