13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Crianças em idade escolar são mais atingidas pela gripe suína

2009-07-27 07:04:00

O vírus da gripe suína, que já deixou 800 mortos no mundo, atinge principalmente crianças em idade escolar. A informação é da Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade afirma que o vírus está se espalhando rapidamente pelas escolas. – É mais fácil para o vírus se espalhar nas escolas – disse Gregory Hartl, porta-voz da organização.

No Rio de Janeiro, nesta semana será decidido se as férias escolares serão prorrogadas. A decisão será tomada em conjunto entre as secretarias estadual e municipal de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Este último já recomendou que alunos e professores que estejam doentes não retornem às aulas – caso a volta não seja adiada – enquanto não se restabelecerem da gripe, seja ela suína ou sazonal.

Segundo o ministério, a orientação tem como objetivo reforçar a prevenção contra a nova gripe, evitando assim que alunos infectados contagiem colegas. Professores e diretores de escolas devem ficar atentos e orientar estudantes com sintomas a retornar às suas casas.

O ministério aconselha ainda que pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais de uma gripe, que são febre repentina, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça.

O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, estima que os casos de gripe suína no Brasil representem cerca de 60% de todos os casos de gripe registrados.

– De todos os exames realizados que apontaram algum sintoma de gripe, 60% eram pelo novo vírus. No caso do Chile e Argentina, esse percentual é superior a 90%. No Brasil, pode haver um aumento neste percentual.

Pode significar que o vírus da influenza A esteja substituindo os vírus que circulavam antes. Ele aparentemente pode passar a predominar no cenário e outro vírus (da gripe comum), deixar de circular – afirmou o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.

Antiviral- De acordo com o Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza do ministério, apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicadas com o antiviral.

O grupo de risco é composto por idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer, em tratamento, e Aids), pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete