12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Saúde: MPE pode exigir vacina grátis contra meningite

2009-07-22 17:16:00

“É uma doença que pega num dia e mata no outro”. A frase do publicitário, Frederico Andrade, 24, tio do menino Lincoln Soares Lima, de 2 anos e 9 meses, vítima da meningite em julho de 2008 em Campo Grande.


A vacina não é distribuída gratuitamente nos postos de saúde e por conta disso, o MPE (Ministério Público Estadual) reúne informações para exigir da Prefeitura e do Estado que todos tenham acesso à imunização.


As secretarias municipal e estadual de Saúde tiveram que enviar os dados para a Promotora de Justiça e Cidadania, Sara Francisco Silva. Audiências deverão ser feitas ainda este ano para que ocorra a abertura de inquérito civil. Se isso acontecer, a Promotoria poderá exigir na Justiça que tanto a Prefeitura de Campo Grande como o Estado disponibilizem a vacina.


Nas clínicas particulares, ela custa ao menos R$ 284 [a pneumocócica] e R$ 140 a meningocócica.
No ano passado, após a Assembléia Legislativa apoiar o projeto do deputado estadual Pedro Kemp (PT), que pedia ao poder público as vacinas gratuitas nas unidades de saúde, a Casa recuou e manteve o veto do governador André Puccinelli (PMDB), no ano passado.


O parlamentar ingressou com representação no MPE, com cópia das 20 mil assinaturas do abaixo-assinado em favor da iniciativa e anexado ao projeto de lei. No âmbito do legislativo, no entanto, a proposta foi sepultada.


Menino Linkon
O menino Linkon Soares de Lima, que faleceu no dia 21 de julho passado com dois anos e nove meses de idade, vítima de meningite.


Os pais, Fernanda Soares da Silva e Manoel Benedito de Lima chegaram a ir até a Assembleia Legislativa com abaixo assinado com 7 mil assinaturas.


O menininho esteve no dia 17 de julho de 2008 no Hospital São Lucas. Ele estava com febre. Lá, o diagnóstico foi virose. Na Santa Casa, a família recebeu a informação de que na realidade a virose era meningite, a criança faleceu. Os pulmões estavam comprometidos e ele teve as crises de convulsões.


A criança morava com seus pais no Bairro Mata do Jacinto.
Duas semanas antes da morte do menininho, Lucas Daniel de Oliveira e Souza, de 5 anos, veio de Três Lagoas para a Santa Casa, onde morreu também vítima da meningite.



Sintomas versus alerta
A meningite é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e cordão espinhal. Na realidade, são doenças causadas por infecções virais ou bacterianas. A meningite viral não pode ser tratada com antibióticos. Meningite viral geralmente passa em 10 dias ou menos.


Outros tipos de meningite podem ser fatais se não tratados imediatamente. Qualquer um que tiver os sintomas de dores de cabeça com febre deve procurar ajuda médica imediatamente.


Segundo o diretor-executivo da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Salim Cheade, Campo Grande não vive um surto da doença e, segundo ele, a vigilância sanitária já faz os levantamentos necessários junto ao hospital e deve contatar os familiares das crianças para buscar um histórico da doença.


“Na contaminação, as vias aéreas normalmente convivem com as bactérias. A baixa imunidade desenvolve a doença. Uma boa alimentação, hidratar bem a criança, usar cremes hidratantes e evitar aglomerações são medidas genéricas”.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete