25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil admite que vírus da gripe suína já circula livremente

2009-07-17 22:26:00

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, que o vírus da gripe suína já circula livremente no Brasil. A constatação foi feita após a doença ter sido diagnosticada em uma pessoa que não viajou ao exterior e tampouco teve contato com alguém que tenha viajado. O paciente mora no Estado de São Paulo.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, "há evidências" de que o vírus também circule pelo estado do Rio Grande do Sul. Com isso, o Brasil entra para o grupo de países onde a transmissão é considerada sustentada. Além do Brasil, fazem parte da lista os Estados Unidos, México, Canadá, Reino Unido, Argentina, Chile e Austrália.

Estratégia De acordo com Temporão, essa mudança de patamar da situação brasileira não afeta a estratégia de combate à doença no país.

"A avaliação do governo demonstra o acerto da estratégia e das medidas tomadas", disse Temporão. Segundo ele, o Brasil tem se "antecipado" às recomendações da Organização Mundial da Saúde.

No dia 26 de junho, o governo brasileiro anunciou mudanças de enfoque no combate à doença, restringindo os exames de diagnóstico da gripe suína apenas aos casos mais graves.

Segundo o ministro, a medida "que atende a uma recomendação da OMS" foi "mal entendida". "O tratamento independe do diagnóstico. Ou seja, as pessoas que tiverem todos os sintomas serão tratadas, mesmo que não tenham feito o exame", disse o ministro.

O ministério confirmou nesta quinta-feira mais três mortes em conseqüência da gripe suína, elevando para 11 o número de óbitos. Dessas pessoas, quatro tinham alguma complicação clínica prévia, mas Temporão disse que "é cedo" para estabelecer qualquer tendência. O Brasil tem ainda 1.175 casos da doença notificados.

Vacina A vacina para a gripe suína, que está sendo desenvolvida pelos principais laboratórios, ainda é uma "interrogação", disse Reinaldo Guimarães, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Segundo ele, ainda não se sabe se as fábricas ligadas a esses laboratórios terão capacidade de atender à demanda pela vacina. Estima-se que, em um cenário pessimista, 2 bilhões de pessoas serão infectadas em todo o mundo.

"Em um cenário pessimista não haverá vacina para todos", diz o secretário.Guimarães disse ainda que a vacina está sendo produzida para "uma segunda onda da doença".

"O rendimento (de produção) também está abaixo do observado tradicionalmente para a vacina contra a gripe comum. Isso influi no prazo de desenvolvimento da vacina", disse o secretário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete