29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saúde: Aids já infectou mais de 500 mil no Brasil

2009-06-30 15:39:00

Apesar de o número de homens infectados ser maior, o aumento de mulheres com a enfermidade tem preocupado os pesquisadores. "

O perfil da doença é o mesmo, mas o machismo e o contexto social são grandes fatores de proliferação da doença", explicou Simone.

De acordo com ela, as mulheres ainda sofrem com o machismo. "Muitos homens não querem usar o preservativo e a camisinha feminina chega a custar R$16".

São, aproximadamente, oito mil homens e quatro mil mulheres infectados no Estado. Em 1983 a média era que para cada dez homens infectados, uma mulher contraísse a doença. Hoje, este número está equivalente. São mais de 173 mil mulheres com a doença no Brasil. "

A tendência é a interiorização, heterossexualização e pauperização da epidemia", afirmou o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa.

De acordo com ele, a doença reflete a partir dos determinantes sociais. "Não é apenas saúde, setores como os de entidades sociais e educação precisam estar engajados", afirmou.

Preconceito
A feminização da aids é um assunto que ainda deve ser muito discutido por entidades e pesquisadores. O Ministério da Saúde notifica que 72% das mulheres que têm idade superior a 50 anos não usam preservativo durante a relação sexual. "É algo que a sociedade ainda precisa se acostumar. Mulheres mais velhas também transam", afirmou Simone Ferreira.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa, a situação reflete também a heterossexualização da doença. "Até profissionais de saúde tendem a não falar de prevenção para esse tipo de situação".

Em Pernambuco, existem 23 Centros Municipais de Orientação e Aconselhamento em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids.

Para isso, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde possuem o Disque-Saúde – 0800-611997. Pelo telefone, é possível descobrir qual o centro mais próximo.


Folha de Pernambuco


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete