15.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Veja que cuidados tomar para combater a gripe suína

2009-06-29 07:14:00

Neste domingo (28), o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte causada pela nova gripe no país. Segundo o órgão, o número de casos no Brasil já chega a 627. Para evitar que o vírus se alastre, especialistas recomendam alguns cuidados.

"O vírus se pega de uma forma muito fácil, por meio do espirro, da tosse, da saliva. Pela saliva, sai o vírus, a outra pessoa inala e acaba adquirindo a doença", explica o médico infectologista David Uip.

Uip aconselha que as pessoas protejam a boca com um lenço se forem espirrar ou tossir, principalmente se estiverem com sintomas de gripe. "Tudo o que culminar com aglomerações, pessoas muito próximas, deve ser evitado", alerta. Crianças menores de 2 anos, adultos com mais de 60, portadores de doenças crônicas e mulheres grávidas também devem ficar alertas.

"Uma forma muito importante de tentar bloquear essa transmissão é lavar as mãos constantemente", acrescenta virologista Viviane Botosso, da Universidade de São Paulo (USP).
Muitas pessoas lavam a mão apenas esfregando a palma das mãos. A forma correta é ensaboar, esfregar as costas das mãos, lavar entre os dedos e fazer um movimento para limpar as unhas.

Os especialistas também lembram que não há razão para pânico. "A nova gripe tem uma taxa de mortalidade baixa, comparável à gripe comum", diz o epidemiologista Eduardo Massad, da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o infectologista David Uip, a máscara não é totalmente eficaz para se proteger. "A máscara tem uma durabilidade de poucas horas. Com a fala e a respiração, ela é umidificada. Quem eventualmente deve usar a máscara é o doente, para não transmitir o vírus", orienta Uip.

Cuidados dentro de casa- Em São Gabriel (RS), aulas foram suspensas e missas, canceladas com o anúncio de 23 casos suspeitos de gripe suína. Foi decretado estado de emergência.

A família Lopes Costa tem um caso confirmado. "A gripe chegou aqui em casa. Eduardo é colega de uma menina que foi a Buenos Aires, na Argentina, e trouxe o vírus. Por sentar na frente dela, Eduardo acabou trazendo [o vírus] para dentro de casa", conta Lívia Lopes Costa, irmã de Eduardo.

"Todo material utilizado por Eduardo é separado e esterilizado com água fervente para evitar qualquer tipo de contágio", conta o advogado Solano Lopes Costa, pai do estudante.

Como o vírus H1N1 é novo, ninguém tem imunidade a esta gripe. Por isso, o número de casos se multiplica tão rapidamente. Na tentativa de controle da contaminação, empresas e escolas com doentes confirmados têm suspendido as atividades. Laboratórios

"A partir do momento que você entra em contato, pode demorar até sete dias para começar a apresentar os sintomas. Mas durante este período você pode transmitir o vírus para outra pessoa", explica a virologista Viviane Botosso, da Universidade de São Paulo (USP).

Apenas três laboratórios no Brasil têm tecnologia para detectar o vírus presente em secreções do nariz e na garganta. O Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, faz parte de uma rede internacional que monitora a composição do H1N1.

"Se houver uma modificação grande no vírus, a doença pode se tornar grave. Isso sempre preocupa. Por isso existe uma rede mundial que faz a vigilância da gripe", esclarece a diretora geral do Instituto Adolfo Lutz, Marta Lopes Salomão.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete