19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Anvisa interdita, suspende e apreende medicamentos e cosméticos

2009-06-24 17:19:00

O medicamento Carbidopa (25mg) + Levodopa (250mg), lotes nº 84360, validade 9/2009 e nº 79707, validade 2/2010, fabricado pelo Laboratório Neo Química Comércio e Indústria Ltda, de Goiás, está interditado cautelarmente por 90 dias. A medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi tomada após a emissão de laudos insatisfatórios pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará.


O medicamento apresentou resultado insatisfatório nos parâmetros de descrição, de dissolução de carbidopa e levodopa, de teor de carbidopa, e de uniformidade de doses unitárias.

A Loção Protetora Solar Contra Sol FPS 15 (lote no 220906042, data de fabricação 09/2006 e validade até 09/2009), fabricado pela empresa SNC Indústria de Cosméticos Ltda, de Minas Gerais, também está interditada cauterlamente. A Fundação Ezequiel Dias (MG) emitiu laudo de análise insatisfatório para o produto no ensaio de rotulagem e contagem de mesófilos.

A Agência suspendeu ainda a importação, o comércio e uso, em todo o país, do produto Cânfora Sintética em Tabletes, distribuído pela Importadora Brastókio Ltda, de São Paulo. O produto não possui registro na Agência. A medida foi tomada após apreensão do produto pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais.

A interdição dos produtos vale por 90 dias, período em que as empresas têm direito à contraprova do laudo oficial. Durante esse prazo, os lotes interditados não podem ser comercializados nem consumidos. Já a medida suspensão é definitiva.

Falsificação

Na segunda-feira (22) a Anvisa determinou a apreensão em todo o país, do produto Creme Dental Sensodyne (lote 701002, validade 08/09), por ser objeto de falsificação. O lote em questão não pode ser utilizado por representar risco à saúde.

A Agência proibiu, também, a fabricação, distribuição, comércio e uso dos produtos Shampoo Spéciaux Antiqueda Deffinis e Spéciaux Anticaspa Shampoo e Condicionador Deffinis, fabricados pela empresa Baltazar Barbosa, de Goiás. Os produtos não possuem registro na Agência.

Fonte: Ascom da Anvisa

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete