26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Crianças e adolescentes de MS serão vacinadas contra hepatite B

2009-05-19 00:16:00

Crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, de 11 cidades de Mato Grosso do Sul estão sendo vacinados a partir desta segunda-feira (18) contra a hepatite B. Segundo o Ministério da Saúde, está ocorrendo uma mobilização em 11 estados do País onde a cobertura vacinal contra a doença está abaixo dos 50%. A campanha vai até o dia 24 de maio.

A notificação de casos de hepatite B subiu cerca de 90% em uma década. Em 1997, foram registrados 6.098 casos. Em 2007, 11.560. Ao todo, de 1999 a 2008, foram notificados 107.346 casos das hepatites (A, B, C e D) no Brasil. No Estado, neste ano foram notificados 342 casos dos tipos B e C.

Em Mato Grosso do Sul a vacinação será feita nas cidades de  Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Sonora, Nioaque, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porá, Paranaíba, Corumbá e Itaquiraí, onde foram registrados o maior número de casos.

Escolas- A mobilização terá início nas escolas que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE), o que facilitará a atuação do MS, uma vez que nessas escolas, já são desenvolvidas ações de prevenção e promoção da saúde, como avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, controle de cárie, acuidade visual e auditiva e também psicológica do aluno.

Uma das dificuldades, sobretudo com relação ao público adolescente, é que a vacina é aplicada em três doses. Educação e divulgação das formas de transmissão e dos mecanismos de prevenção da hepatite B são fundamentais. A imunização é a forma mais efetiva de prevenir esse agravo.

Doença- A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou por alguma reação do organismo a substâncias tóxicas como álcool ou medicamentos. As hepatites que podem passar de uma pessoa para outra são chamadas de hepatites virais e as mais comuns são causadas pelos vírus A, B, C ou D. Por ser silenciosa e na maioria das vezes não apresentar sinais nem sintomas, a hepatite não chama a atenção das pessoas. Entretanto, há formas mais graves da doença que podem levar à cirrose ou ao câncer de fígado.

Estima-se que existam, no mundo, dois bilhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite B e dessas, 350 milhões vivam com infecção crônica. No Brasil, as hepatites são doenças de notificação obrigatória e os casos são registrados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).

Desde que foi criado, no ano de 2002, o Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais (PNHV) vem desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e vigilância epidemiológica em todos os níveis de atenção, voltadas para o efetivo controle desses agravos, em articulação com estados e municípios.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete