19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Anvisa aumenta controle nas entradas para conter vírus suíno

2009-04-25 13:22:00

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ontem que vai intensificar o controle sanitário em portos, aeroportos e fronteiras do Brasil. A medida foi motivada pelo registro de casos de influenza humana no México. A doença, chamada de gripe suína, já matou pelo menos 20 pessoas naquele país. De acordo com a Anvisa, é possível que se trate do surgimento de um novo subtipo de vírus suíno.

Entre as medidas que serão adotadas pela agência nos pontos de entrada do Brasil estão a orientação aos viajantes a caminho ou procedentes do México, a vigilância em casos considerados suspeitos e a inspeção de cargas e bagagens. A Anvisa também deverá orientar e fiscalizar as medidas de limpeza e desinfecção em meios de transporte e nas dependências de portos, aeroportos e fronteiras.

A agência deverá divulgar nos próximos dias uma nota técnica sobre os possíveis riscos de contaminação e medidas complementares de prevenção. O documento está sendo preparado pelo Centro de Informações Estratégicas em Resposta e Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, responsável por emitir pareceres sobre as situações de emergência em saúde pública de importância internacional.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete