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sexta-feira, 29 de março de 2024

IBGE inicia censo sobre políticas de saúde do estudante

2009-03-24 16:54:00

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou hoje em Campo Grande o levantamento de dados para a Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar). Mato Grosso do Sul é um dos 5 primeiros estados a fazer o trabalho, assim como Acre, Amazonas, Goiás e Piauí. Os outros estados iniciam a pesquisa até 10 de abril, e a coleta deverá ser feita até meados de junho.

O objetivo da pesquisa é traçar o perfil dos estudantes do 9º ano, para formular políticas que contribuam para combate a problemas como a obesidade e o tabagismo.

Após o levantamento, os dados serão encaminhados para o Ministério da Saúde, explica a coordenadora técnica de pesquisa do IBGE, Laide Bueno.

Em Campo Grande, a verificação das 60 escolas selecionadas deverá ser concluída nos próximos dois meses.

A escolha dos estabelecimentos de ensino pesquisados foi feita com base em critérios de amostragem, a partir da lista fornecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Participam da pesquisa somente alunos do 9º ano. Nos estados em que essa série ainda não está em funcionamento, são os alunos do 8º ano que respondem ao questionário.

Nesta tarde, a equipe do IBGE esteve na Escola Estadual Joaquim Murtinho. No local, 65 estudantes de duas turmas contribuiram com o levantamento.

Método – De acordo com a coordenadora técnica da pesquisa, Laide Bueno, o primeiro passo para o levantamento é a apresentação da proposta para os diretores das escolas.

Depois disso, a equipe explica aos alunos como o trabalho será feito por meio da apresentação de um vídeo de 3 minutos. Em seguida, os estudantes respondem a um questionário de 120 perguntas. O diferencial nessa fase é a utilização de um novo aliado: o palm top. É nesse aparelho que os alunos respondem ao questionário.

Para a estudante Ana Lívia Fernandes Rodrigues, de 13 anos, o aparelho foi importante para diferenciar esse questionário dos demais, geralmente aplicados em folhas de papel. “É um jeito mais prático de responder”, afirma a garota.

Após o questionário, os alunos são submetidos a um exame de audiometria, com aferição do peso e da altura.

Aplicabilidade – O diretor da escola Joaquim Murtinho, Lucílio Souza Nobre, de 36 anos, avalia a importância da preocupação com a saúde dos alunos, pois convive com eles e observa a quantidade de problemas decorrentes da falta de cuidado com o corpo.

Ele espera que os dados levantados possibilitem traçar um perfil dos estudantes, a fim de prevenir doenças e hábitos errados. “Serve para a gente fazer uma política na escola que pode contribuir”, afirma.

Para ele, os dados servirão também para que a escola esteja adaptada para as necessidades dos estudantes. Sobre isso, ele cita o fato de que muitas carteiras e cadeiras não possuem o tamanho adequado, por exemplo. “Tem aluno que não consegue colocar as pernas debaixo da carteira”, observa o diretor.

A partir do perfil dos estudantes, ele afirma que será possível tomar medidas adequadas para contribuir com a saúde deles, como fazer carteiras maiores para garantir que os alunos mais altos ficarão confortáveis para assistir às aulas.

Consciência – O professor de física, Marcelo Fedrigo, de 32 anos, já sabe há tempos a importância que a saúde dos alunos tem para a aprendizagem. Como exemplo, ele cita o fato de os estudantes que não tomam café-da-manhã em casa apresentarem mais sonolência durante as aulas.

Ele conta que procura uma abordagem interdisciplinar para os conteúdos, a fim de contribuir para a consciência dos alunos sobre sua saúde. Ao tratar de calorias, por exemplo, o professor aproveita para falar sobre a dieta mais adequada.

Apesar de considerar importante a saúde de seus alunos, eles não esconde o receio em relação à eficiência da pesquisa do IBGE.

Para o professor, ela irá contribuir com a saúde e com o rendimento dos alunos se as ações lançadas pelo Ministério da Saúde a partir do perfil dos estudantes forem aplicadas efetivamente nas escolas.

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