17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Aids aumenta 300% entre brasileiras com mais de 50 anos

2009-02-13 17:33:00

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta (13) dados preocupantes sobre o avanço do vírus da Aids entre mulheres com mais de 50 anos de idade. Nos últimos dez anos, o número de brasileiras dessa faixa etária que adquiriram o HIV triplicou. Só em 2006, foram 1.800 novos casos, de acordo com o ministério.

O grande problema é a resistência ao uso da camisinha nessa faixa etária. Dados parciais de uma pesquisa realizada em 2008 indicam que 72% das brasileiras com mais de 50 anos acabam não usando preservativo durante relações sexuais ocasionais. Os principais motivos envolvem a dificuldade de convencer o parceiro a usar camisinha e a impressão de que o risco é menor por causa da idade dos envolvidos.

Segundo o ministério, existe uma forte associação entre o preservativo e a prevenção da gravidez (preocupação que inexiste para mulheres que já passaram ou estão prestes a passar pela menopausa) e menos conscientização sobre o papel da camisinha como protetor contra doenças sexualmente transmissíveis.

Os dados indicam que mais de 55% das brasileiras com idade igual ou superior a 50 anos são sexualmente ativas, mas só 28% delas adotam o preservativo. Curiosamente, os homens com idade comparável são mais prevenidos, usando camisinha em 37% dos casos. De acordo com o ministério, a barreira cultural é importante, porque as mulheres com mais de 50 anos começaram sua vida sexual numa época em que a epidemia de Aids não existia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete