17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dança estimula corpo e mente das pessoas

2008-12-22 23:25:00

Os neurônios saltam quando dançamos? Quem pensa que a dança só trabalha os movimentos do corpo, se engana e muito. Enquanto braços e pernas se mexem no ritmo da música, os neurônios também fazem a festa. Especialistas em neurologia afirmam que dançar faz bem para a mente, relaxa, ameniza o estresse.

"Nas aulas de dança, as pessoas sorriem, extravasam as emoções. A dança funciona como uma exaustão emocional sabe. Por alguns instantes os alunos esquecem dos problemas modernos". Diz Ivan Sousa, professor de dança de salão.

Os benefícios da dança começam a ser sentidos de dentro para fora. A professora de dança e bailarina Daniele Barilli diz que aprender a dançar é aprender um jeito de viver melhor. "Muitas pessoas demoram a perceber, mas eu observo que os alunos de dança com o passar do tempo, vão ficando mais alegres, soltos, vão soltando os bichos que tem dentro deles entende”, explica Daniele Barilli.

Timidez, depressão, tristeza são problemas que podem ser tratados em aulas de dança de salão. Professores de dança são unânimes em dizer que a dança resgata o que a pessoa tem de melhor dentro dela. "Quem aprende a dançar se sente mais bonito, o rosto muda, o jeito de agir e pensar também", afirma Ivan.

"’Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança! Ser humano aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você’. Palavras de Santo Agostinho, ditas há mais de mil anos. A citação comprova que já faz muito tempo que a dança mexe com as pessoas. Ela seduz gerações desde que o mundo é mundo.

A dança envolve muito mais sentimento do que técnica. Durante as aulas, o maior desafio dos professores é estimular os alunos a transmitir a verdade por meio da dança. "É uma tarefa complexa, pois trabalhamos com diversos canais de percepção mental, além do aspecto lúdico e estimulante", diz Ivan.

As aulas são trilhadas por músicas de vários estilos e ritmos. Os passos seguem o som que vem destas músicas. Passos são criados e decorados é dessa forma que a dança também melhora a memorização. Daniele e Ivan são testemunhas dos benefícios da dança para o bem estar mental.

"A lista de coisas boas que a dança nos traz é extensa. Essa arte nos proporcionou mais alegria, prazer, bem estar, paz e tranqüilidade, nos deixou mais ativos, dispostos, até a memória esta melhor, esta mais rápida, lembramos dos acontecimentos com mais facilidade, nossa mente esta funcionando como a gente queria mesmo", diz Danielle muito satisfeita com os resultados da dança.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete