26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Campanha conta o câncer foi sucesso em Amambai

2008-12-04 17:22:00

A Campanha de prevenção contra o câncer de útero, realizada no período entre os dias 24 e 28 de novembro, atingiu quase 100 % das coletas de preventivos que foram estabelecidas pela Campanha em Amambai. A meta era realizar 312 coletas e foram conseguidas 306 coletas.        

De acordo com a enfermeira e coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Priscila Gonçalves Soares, a campanha foi destinada a todas às mulheres, em especial as com idade entre 25 a 49 anos. “A campanha foi ótima e temos que agradecer o esforço dos profissionais que contribuíram para que tivesse bons resultados. Tivemos mulheres com mais de 50 anos fazendo o preventivo, o que nos deixou muito contentes.

” Priscila destaca que as mulheres que ainda não fizeram o exame preventivo podem procurar um posto de saúde e agendar o exame. “O exame é maneira mais eficaz de se detectar e prevenir a doença. É de essencial importância que as mulheres façam esse exame, pois o câncer do colo do útero tem cura se ele for descoberto logo no início”, disse a enfermeira.
          
Os exames podem ser agendados gratuitamente em todos os Postos de Saúde do município no horário entre as 7 e as 11 horas e das 13 às 17 horas.
                 
Câncer do Colo de útero– O câncer do colo do útero é um a doença curável quando descoberta no início. Fatores como tabagismo, falta de higiene íntima e início precoce da atividade sexual podem ocasionar a doença.

Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer demonstram que em 90 % dos casos de câncer do colo do útero foram detectados a presença do vírus Papiloma Humano (HPV), que é um vírus sexualmente transmitido. Segundo a enfermeira Priscila Soares, o uso de preservativos durante a relação sexual é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete