25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Agricultura rejeita criminalização do uso excessivo de agrotóxicos

2008-11-01 15:33:00

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou no dia (29) o Projeto de Lei 3649/08, do deputado Edson Duarte (PV-BA), que tipifica como crime o uso excessivo de agrotóxicos em produtos agrícolas ou a aplicação do agrotóxico fora das recomendações do fabricante.

A proposta estabelece pena de detenção de seis meses a um ano e multa, no caso de não haver danos para o consumidor. Já no caso de morte do consumidor, o responsável será enquadrado no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) como autor de homicídio simples, cuja pena de reclusão vai de 6 a 20 anos.

O relator da proposta, deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), recomendou a rejeição, observando que a atual legislação já prevê pena de reclusão e multa para o usuário ou prestador de serviços que proceder em desacordo com o receituário ou as recomendações do fabricante. Ele argumenta que mesmo o uso em excesso já é punível pela legislação atual.


"Uso em excesso de agrotóxicos deve ser entendido como aplicação de dosagens superiores às recomendadas ou em intervalos inferiores aos indicados e o descumprimento do período de carência para a colheita da produção.


Ora, as dosagens, o intervalo de aplicação e o período de carência devem, obrigatoriamente, estar prescritos no receituário agronômico e na bula do produto emitida pelo fabricante, e a lei já estabelece pena e multa aos que não cumprirem essas recomendações".

Sperafico afirma que não há deficiência na legislação em vigor, mas, eventualmente, na fiscalização do uso de agrotóxicos no campo e na pós-colheita.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for rejeitado pela CCJ, o projeto será arquivado. Caso seja aprovado, será votado pelo Plenário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete