24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Anvisa interdita medicamentos e shampoo infantil

2008-10-08 20:11:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou oito resoluções que determinam que medicamentos, cosméticos, produtos para saúde e limpeza sejam retirados do mercado. As normas são válidas para todo o País.  

Entre eles está o lote 577246 do shampoo infantil Calêndula, da marca Lorys Baby, interditado de forma cautelar, por 90 dias, fabricado em janeiro de 2008 pela Indústria e Comércio Santa Thereza Ltda.


Segundo o órgão, um laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) indicou problemas de rotulagem e na contagem total de bactérias mesófilas do lote.


A agência também suspendeu a fabricação, distribuição, comércio e uso de todos os produtos fabricados pela empresa Aguifarma.  

Em nota, a Anvisa informou que os produtos fabricados pela empresa não cumpriam as boas práticas de fabricação e outras exigências regulamentares. A empresa deverá recolher os produtos suspensos.  

Foi suspensa a fabricação, distribuição, comércio e uso do Formol para Desinfecção 37%, fabricado pela empresa Lima e Pergher Indústria, Comércio e Representação.  

O produto não possui registro na Anvisa e deve ser recolhido pela empresa. Em nota, o órgão informou que, além disso, é proibida a utilização de formol em saneantes.


Também foi interditado de forma cautelar, por 90 dias, o lote 79707 do medicamento Carbidopa 25mg + Levodopa 250mg, fabricado em agosto de 2007 pelo laboratório Neo-Química Comércio e Indústria Ltda.  

De acordo com a agência, ensaios feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Ceará demonstraram resultados insatisfatórios no teor, dissolução e uniformidade de doses unitárias de Carbidopa do lote.


A Anvisa suspendeu ainda a importação, distribuição, comércio e uso do produto Mepilex Border, importado pela empresa Neve Indústria e Comércio de Produtos Cirúrgicos, porque o produto não possui registro na Anvisa.  

Também foi suspensa a fabricação, distribuição, comércio e uso de todos os medicamentos fabricados por Pronabel Laboratório Industrial Ltda, porque eles não possuem registro na Anvisa. Além disso, é proibida a utilização de formol em saneantes. A empresa deverá recolher o produto.  

Além disso, a agência suspendeu a fabricação, distribuição, comércio e uso dos produtos Racco Protetor Solar Facial e Racco Sabonete Íntimo, fabricados por Bayonne Cosméticos Ltda. Os cosméticos não possuem registro ou notificação na Anvisa.  

A Anvisa interditou ainda, de forma cautelar, por 90 dias, o lote 311007053 da coloração creme Kanechom, com Silicone e Proteína de Seda/Realce Tom Profissional/Acaju 5.5.  

Em nota, o órgão informou que um laudo da Fundação Ezequiel Dias indicou resultados insatisfatórios na rotulagem e PH da água oxigenada cremosa do produto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete