27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Aprovadas mudanças na cirurgia plástica reparadora de mama

2018-12-04 22:01:00

O plenário da Câmara aprovou, nesta terça-feira (4), projeto de lei que garante às pacientes com câncer de mama o procedimento para manter a simetria dos dois seios e para a reconstrução dos mamilos.

Pela proposta, estas ações serão realizadas durante a cirurgia plástica reparadora, já obrigatória no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.

Na análise do plenário, os deputados mantiveram a versão do texto aprovado pelo Senado. A proposta dos senadores alterou a lei que prevê a obrigatoriedade da cirurgia reparadora para deixar claro que os procedimentos de reconstrução do mamilo e de simetria das mamas devem ser realizados quando ocorrer a cirurgia reparadora.

“Permitirmos a simetria, que significa deixar as duas mamas mais parecidas possíveis. Significa dar o direito a essa mulher de não ficar lembrando cada vez que vai tomar banho, cada vez que se olha no espelho, cada vez que olha para o seu parceiro, se sentindo uma mulher mutilada ou não se sentido confortável. É dar dignidade, é dar saúde psicológica e saúde física a essas mulheres”, afirmou a relatora do projeto, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC).

O texto também deixa claro que, se não for possível a cirurgia reparadora durante a retirada da mama, a paciente deverá ser encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da reconstrução assim que tiver as condições clínicas necessárias para isso.

O projeto altera ainda a lei sobre os planos de saúde, que também já prevê a cirurgia de reparação. Nessa lei, os parlamentares incluíram a possibilidade de a cirurgia reparadora ocorrer ao mesmo tempo do procedimento para a retirada da mama. Também estabeleceram a previsão de reconstrução de mamilos e o procedimento de simetria das mamas.

Outros projetos

Ausência do trabalho para exames – Os deputados aprovaram ainda um projeto de lei que permite a ausência do trabalhador do emprego, sem desconto no salário, quando ele precisar fazer exames preventivos de câncer. Pela proposta, o trabalhador poderá se ausentar por até três dias a cada ano de trabalho. O texto, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), segue para a sanção presidencial.


Ecocardiografia fetal – Outro projeto aprovado pelo plenário torna obrigatória a realização do exame da ecocardiografia fetal durante o pré-natal das gestantes, em todos os hospitais e maternidades públicas. O texto vai ao Senado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete