13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Com clima favorável, notificações de Dengue vêm aumentando

2018-11-27 11:23:00

Vilson Nascimento

Com as chuvas frequentes aliadas ao calor, combinação perfeita para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença, a Dengue volta a ser uma ameaça à saúde pública no município, Estado e no País.

O Ministério da Saúde abriu no domingo, dia 25 de novembro e estende até esta sexta-feira, dia 30, a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti.

De acordo com o Ministério da Saúde, dados nacionais mostram redução no Brasil de casos nas três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti entre janeiro e novembro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017.

Porém, alguns estados apresentam aumento expressivo de casos de Dengue, Zika ou Chikungunya. Por isso, é necessário intensificar agora as ações de eliminação do foco do mosquito, para evitar surtos e epidemias das três doenças no verão.

Em Amambai

Em Amambai, segundo a Secretaria Municipal de Saúde local, a Dengue, bem como as demais doenças transmitidas pelo Aedes estão controladas, mas as notificações tem aumentado e é necessário a população estar em alerta para a prevenção.

Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nessa segunda-feira, dia 26 de novembro, em 2018 o município registou de janeiro até agora, 94 notificações com 59 casos positivos  de Dengue.

Dessa montante 37 deles foram confirmados pelo LACEN (Laboratório Central) do Estado, que é o que vale de fato para fins estatísticos e 22 por critério clínico, em laboratórios particulares.

Em 2016 Amambai  teve 696 notificações com 47 casos da doença confirmados. Já em 2017, de primeiro de janeiro ao dia 30 de outubro o município havia registrado 193 notificações de casos de Dengue com apenas 17 casos confirmados.

Em relação a outras duas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti de janeiro para cá, a Febre Chikungunya teve 17 notificações de casos suspeitos, mas todos deram negativos e o Zika Vírus teve 3 notificações, que após análises laboratoriais também deram negativos para a doença.

Segundo o secretário de saúde do município, Leonildo Acosta, o “Léo”, a equipe do Setor de Combate a Endemias da prefeitura tem atuado na prevenção e agido rápido no sentido realizar os bloqueios nas localidades onde surgem notificações.

“Más só isso não basta. Sabemos que o mosquito está por aí e precisamos que a população também faça sua parte para que, juntos possamos impedir a proliferação do Aedes Aegypti e consequentemente o aumento de notificação de Dengue, Zika e Chikungunya aqui em Amambai”, disse o secretário.

A orientação da Secretaria de Saúde é que os moradores mantenham seus quintais limpos e livres de objetos que possam vir a empossar água e servir de criadouro para o mosquito, bem como evite jogar lixo ou entulhos em terrenos baldios, por exemplo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete