27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Encerramento da campanha contará com caminhada e sorteio de brindes

2018-10-23 15:23:00

Raquel Fernandes

 

Neste mês, em todo o Brasil, acontecem diversas mobilizações pelo ‘Outubro Rosa’, que buscam conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

 

Em Amambai, várias atividades são realizadas pela Secretária de Saúde e pelo Comitê de Mortalidade Materna e Infantil do município. Do dia 22 a 25, as enfermeiras dos postos de saúde de Amambai intensificam a coleta para preventivo e no dia 26 de outubro, na parte da manhã, será realizada uma grande caminhada no Parque da Cidade, com diversas atividades, como sorteio de brindes. Toda a população é convidada a participar.

 

Importância da Prevenção

 

Além da realização regular de exames, adotar hábitos de vida saudáveis é a melhor forma de prevenção.  Os exames podem detectar o problema precocemente, aumentando as chances de cura. Em Amambai, há muitos casos de mulheres que descobriram a doença, fizeram o tratamento e hoje estão curadas.

 

O médico oncologista Dr. Baggio faz um alerta para a prevenção da doença. “Só pelo fato da pessoa não beber e fumar ela já está prevenindo o câncer. O hábito de fumar e beber associado a outros hábitos de vida, de comer mal, não fazer exercícios, ficar obeso, entre outros, aumenta a chance de câncer, não só de mama, mas de todos os tipos. O que fica de aviso  aos pacientes é que prevenção não é só no outubro rosa ou novembro azul, prevenção é 365 dias no ano. Tudo o que você faz todos os dias, é que vai mostrar no futuro quais as chances de você ter câncer de mama, de próstata, intestino e não só isso(…) se você tem um estilo de vida saudável, você está prevenindo todos os outros tipos de doenças crônicas e você está pensando em ter uma envelhecimento saudável. Então essa é a nossa mensagem, é que as pessoas precisam pensar no hoje para ter qualidade de vida”, finaliza.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete