29.4 C
Amambai
segunda-feira, 18 de março de 2024

Alguns passos para parar de fumar

2018-10-21 07:03:00

Parar de fumar não é uma decisão fácil de ser tomada e, principalmente, realizada. Como as pessoas são muito diferentes entre si, há vários caminhos e possibilidades para quem quer se ver livre do tabaco.  

Aqueles que preferem tentar por conta própria podem experimentar dois métodos: o da parada imediata ou o da gradual. No primeiro, o fumante estabelece um dia a partir do qual não irá mais dar nem uma única tragada. No segundo, o gradual, ele pode ir diminuindo o número de cigarros fumados a cada dia (se consome 20 por dia, reduz 4 a cada dia, até zerar a conta no sexto dia, por exemplo), ou vai cotidianamente adiando a hora de fumar. Assim fumará também menos cigarros a cada dia. 

Mas há fumantes que têm um grau maior de dependência e precisam de assistência especializada para largar o tabaco. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento de tabagismo gratuito em todo o Brasil. Uma equipe multidisciplinar irá fazer um teste para saber o grau de dependência de cada paciente, conhecer o seu histórico de saúde e avaliar as terapias mais adequadas.  

“O fator principal é a abordagem cognitivo-comportamental, um tratamento para que o dependente reaprenda a viver sem a nicotina. Quando para, ele tem de substituir todo o contexto, os gatilhos que o levam a acender um cigarro, tem de aprender a manejar isso. É um processo lento, mas possível. Se o nível de dependência for muito alto, o tratamento pode ser associado a medicamentos para diminuir os sintomas da síndrome de abstinência”, explica a dra. Tânia Cavalcante, secretaria-executiva do Instituto Nacional do Câncer (Inca).  

» Conheça a série Dez Passos para Parar de Fumar

A nicotina presente no tabaco é a principal causadora dessa dependência. Depois de chegar ao cérebro, ela libera várias substâncias que estimulam a sensação de prazer no fumante.  

Mas entre aqueles que precisam de remédio para deixar o tabaco, no entanto, estão menos de 50% dos fumantes ativos no Brasil, como explica o médico Marco Antônio de Moraes, diretor técnico da Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Nos outros casos, o tratamento cognitivo-comportamental costuma ser suficiente para livrar os usuários do tabaco. 

“O tratamento pode ser individual ou coletivo, ambos podem dar bons resultados. A equipe é que irá avaliar o que é mais adequado ao perfil de cada um, aplicando o teste de Fagerstrom, que mede o grau de dependência, e vendo, entre outros aspectos, se há comorbidades psiquiátricas”, relata Moraes.  

Os pacientes só são considerados ex-fumantes depois de um ano sem consumo de tabaco, período aceito por parâmetros internacionais.  

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete