29.4 C
Amambai
segunda-feira, 18 de março de 2024

Cientistas desenvolvem primeiro raio-x 3D colorido do mundo

2018-07-14 13:02:00

A empresa neozelandesa MARS Bioimaging desenvolveu os primeiros raios-x 3D a cores do mundo.

Desenvolvido ao longo de uma década por pai e filho, os cientistas Phil e Anthony Butler, em colaboração com as Universidades de Canterbury e Otago, o sistema MARS é um novo scanner médico usando tecnologia desenvolvida no Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares (CEPN). E pode ser mais preciso do que os exames típicos que temos nos consultórios médicos atualmente.

O scanner MARS usa uma família de chips chamada Medipix. O Medipix funciona como uma câmera – quando o obturador eletrônico está aberto, cada partícula individual é detectada e contada, criando imagens de alta resolução, precisas e sem interferências.

Quando usados ​​com o scanner da MARS e seu software, os chips ajudam a produzir representações tridimensionais de cores altamente precisas e surpreendentes do corpo humano que distinguem materiais como metal, osso, tecido mole e gordura com diferentes tons.

"Esta tecnologia distingue a máquina de outras de diagnósticos porque seus pequenos pixels e resolução de energia precisa significam que esta nova ferramenta de imagem é capaz de obter imagens que nenhuma outra ferramenta de imagem pode alcançar", disse Phil Butler em um comunicado publicado pelo CEPN.

Segundo a empresa, a MARS planeja comercializar o scanner no futuro. Até agora, ele tem sido usado para estudar o câncer, doenças vasculares que levam a derrames e ataques cardíacos e saúde óssea e articular.

"Em todos esses estudos, resultados iniciais promissores sugerem que quando a imagem espectral é usada rotineiramente em clínicas ela permite um diagnóstico mais preciso e a personalização do tratamento", disse Anthony Butler em um comunicado.

Um grupo de pacientes ortopédicos e reumatológicos na Nova Zelândia será examinado em ensaios clínicos nos próximos meses.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete